Podemos defende ‘frente única’ de oposição para eleições de 2024
FERNANDO GASPARINI
JORNAL O IMPACTO
A direção do Podemos de Mogi Mirim integra uma articulação cujo objetivo é o de lançar uma candidatura única de partidos de oposição ao cargo de prefeito e vice, nas eleições de 2024. As tratativas foram abordadas em entrevista para a reportagem de O IMPACTO, na terça-feira (29), durante a filiação do estudante Bruno Teixeira Bueno, ex-presidente municipal do PL, atual agremiação do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Ricardo Brandão, 76, ex-prefeito (1977-1982) e atual presidente da legenda em Mogi Mirim, revelou que tem conversado com lideranças dos demais partidos de oposição para que, até maio do ano que vem, o quadro esteja definido. “Propusemos que todas as lideranças que se sentirem motivadas em disputar a Prefeitura que apresentem suas pretensões. A partir daí será aberto um processo de consulta partidária para que cheguemos a um consenso”, estabeleceu.
Em seu entendimento, se a oposição se dividir em diversas candidaturas, fará com que aumente as chances de reeleição do atual prefeito, caso Paulo Silva decida concorrer novamente. Dentro do Podemos, o empresário do setor imobiliário Carlinhos Bernardi já se anunciou como pré-candidato a prefeito, com apoio de Ricardo Brandão, que participou nas duas últimas eleições municipais como candidato a prefeito. “Estou trabalhando para viabilizar o meu nome”, confirmou Bernardes.
O IMPACTO questionou Ricardo Brandão se ainda não é muito cedo para costurar acordos para uma eleição que só irá ocorrer dentro de 14 meses, praticamente. Ele defende que o processo de articulação política “deve ser contínuo”. Brandão disse ainda que espera contribuir com sua experiência para aparar eventuais arestas quando se trata em conciliar interesses difusos das diversas legendas. “Eu acredito que seja algo viável”, insistiu.
FORTALECIMENTO
Paralelamente, o Podemos, segundo suas lideranças, trabalha para montar uma chapa de vereadores competitiva e aumentar sua bancada na Câmara Municipal. Atualmente, o partido é representado pelo vereador Márcio Evandro Ribeiro, o Márcio do Boxe.
A chegada de Bruno Bueno, segundo Carlinhos Bernardi, se encaixa nesse processo. “Estamos buscando nomes competitivos para a disputa da vereança, com pessoas que se encaixem dentro do perfil que desejamos, atuantes e capazes de influenciar o debate político em nossa cidade”, ponderou.