Morre, aos 39 anos, Amália Barros, deputada de carreira meteórica
![Morre, aos 39 anos, Amália Barros, deputada de carreira meteórica](https://oimpactomogi.com.br/wp-content/uploads/2024/12/amalia-barros.jpg)
JORNAL O IMPACTO
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
A deputada mogimiriana Amália Barros (PL-MT) morreu aos 39 anos. A informação foi divulgada pela assessoria da parlamentar na madrugada deste domingo (12). Ela estava internada desde o dia 1º de maio, no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, para a retirada de um nódulo no pâncreas, mas acabou sofrendo complicações da cirurgia.
Filha dos ex-vereadores Bino Barros (falecido em dezembro) e Maria Helena Scudeler de Barros (atual secretária de Relações Instituicionais de Mogi Mirim), Amália perdeu a visão do olho esquerdo por conta de uma toxoplasmose, aos 20 anos de idade. Após passar por 15 cirurgias, removeu o globo ocular e passar a usar uma prótese, em 2016.
Em 2021, lançou o livro “Se Enxerga!: Transforme desafios em grandes oportunidades para você e outras pessoas”, contando sua história, fundou o Instituto Amália Barros, rebatizado posteriormente como Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular. Por meio dele, realizou diversas campanhas de arrecadação de recursos e doações de próteses oculares e lentes esclerais, beneficiando milhares de pessoas.
Além disso, ela se dedicou à aprovação da Lei. 14.126/2021, que classificou a visão monocular como deficiência sensorial e deu às pessoas com visão monocular os mesmos direitos e benefícios previstos para pessoas com deficiência. Em sua homenagem, a lei recebeu seu nome.
Formada em Jornalismo, se filiou ao PL para disputar as eleições de 2022. Foi eleita deputada federal por Mato Grosso, recebendo mais de 70 mil votos, cerca de 5% dos votos daquele estado, onde passou a morar após seu casamento com o pecuarista Thiago Boava. Na Câmara, ela passou a integrar as comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação, entre outras.
O prefeito Paulo Silva (PDT) decretou luto oficial de três dias no Município devido ao falecimento da deputada Amália Barros.