Etec Pedro Ferreira Alves reúne comunidade escolar e convidados para celebrar 60 anos
JORNAL O IMPACTO
A Etec (Escola Técnica) Pedro Ferreira Alves reuniu, na manhã da última terça-feira (12), parte dos quase 1,8 mil alunos matriculados, professores, diretores, supervisores e diversos convidados para celebrar os 60 anos de fundação da unidade. Presidida pelo diretor, professor André Luiz dos Santos, a cerimônia teve momentos de emoção durante os depoimentos que se seguiram.
O prefeito Paulo Silva não compareceu, sendo representado pela secretária de Relações Institucionais, Maria Helena Scudeler de Barros. Pela Câmara Municipal, estavam os vereadores Geraldo Bertanha (Gebê), João Victor Gasparini (que fez o Ensino Médio na unidade), Luzia Cristina e Mara Choquetta. O prefeito guaçuano, Rodrigo Falsetti, foi representado pelo secretário de Habitação, Indústria e Comércio, Guilherme de Souza Campos (Guilherme da Farmácia). Depois de Mogi Mirim, Mogi Guaçu é a cidade com maior número de alunos matriculados na Etec, segundo informou a direção.
Compuseram ainda a mesa principal o assessor Sandro Pio (representando o deputado estadual Barros Munhoz), Massao Hito (secretário municipal de Governo) e os supervisores do Centro Paula Souza, Maria Aparecida Azevedo Martins, Juliano Roberto e Kleber Serrador. Destaque também para a presença do diretor da Fatec (Faculdade de Tecnologia), André Luís de Moura Giraldi.
PATRONO
Quem inaugurou os depoimentos foi o professor Vagner Braz, que fez um apanhado histórico da atual Etec, desde os tempos em que se tornou o Ginásio Industrial, enaltecendo a participação do saudoso ex-prefeito Pedro Ferreira Alves, personagem central na criação da unidade escolar e que acabou se tornando seu patrono.
Falaram em seguida os vereadores João Victor, Mara Choqueta e Gebê. A penúltima fala foi da representante do prefeito Paulo Silva, Maria Helena Scudeler. Coube ao diretor André dos Santos se dirigir ao público para externar seus agradecimentos à comunidade escolar. Lembrou que seus vínculos com a escola datam de 1983. “Aqui temos a prova de que o ensino público de qualidade é melhor do que o da escola particular”, considerou. Em seguida, o mestre de cerimônias Gil Costa convidou os participantes a cantar o “Parabéns pra Você”. Encerrando a cerimônia, foi cortado um bolo de quase 10 metros de comprimento, servido aos alunos e convidados. O primeiro pedaço foi dado por André ao professor Roberto Magalhães, ex-diretor da unidade.
Também marcou a data a inauguração da Sala Maker, um espaço com equipamentos tecnológicos, usado para desenvolvimento criativo e trabalhos diferenciados dos alunos. A Sala Maker, implantada nas Etecs do estado pelo Centro Paula Souza, nasceu da iniciativa da escola mogimiriana ao implantar o EtecLab. Os convidados ainda conheceram o Centro de Memória, instalado dentro da Biblioteca.