Marcado por comoção, velório de Amália Barros reúne familiares, amigos e autoridades

FLÁVIO MAGALHÃES
JORNAL O IMPACTO

O velório e o sepultamento da deputada mogimiriana Amália Barros (PL-MT) reuniu inúmeros familiares, amigos e autoridades políticas de diversas esferas. Vereadores, prefeitos, deputados, senadores e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro vieram até Mogi Mirim para o último adeus à Amália.

O corpo chegou ao Salão Vermelho da Estação Educação, onde foi velado, no final da tarde de domingo (12). Na manhã desta segunda-feira (13), o caixão – com as bandeiras de Mogi Mirim e de Mato Grosso sobre ele – foi levado no caminhão dos Bombeiros Municipais em cortejo até o Cemitério Municipal da Saudade, para o sepultamento.

Com as bandeiras de Mogi Mirim e do Mato Grosso, caixão seguiu no caminhão dos bombeiros (Foto: Silveira Jr.)

Vieram a Mogi Mirim os senadores Magno Malta (PL-ES), Wellington Fagundes (PL-MT) e Damares Alves (Republicanos-DF); os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG), Zé Trovão (PL-SC), André Fernandes (PL-CE), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Abilio Brunini (PL-MT), Coronel Fernanda (PL-MT), Gisele Simoda (União-MT), Fernando Máximo (União-RO), Altineu Côrtes (PL-RJ), Cabo Gilberto Silva (PL-PB), Daniela Reinehr (PL-SC), José Medeiros (PL-MT), Marcos Pollon (PL-MS) e Luiza Canziani (PSD-PR); os deputados estaduais Barros Munhoz (PSDB-SP), Bruno Zambelli (PL-SP), Gil Diniz (PL-SP), Gilberto Cattani (PL-MT), Elizeu Nascimento (PL-MT) e Janaína Riva (MDB-MT); além do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP).

Joâo Manoel e Marinho Vedovello (irmão e tio de Amália, respectivamente) ao lado do deputado Arthur Lira (Foto: Silveira Jr.)

Michelle Bolsonaro, visivelmente abalada, esteve no velório na noite de domingo e na manhã de segunda, além de acompanhar o sepultamento. A mãe de Amália, Maria Helena Scudeler de Barros, recebeu ligações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do atual vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB). O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e a primeira-dama Cristiane estiveram no Hospital Vila Nova Star durante a internação de Amália.

Pelas redes sociais, diversas outras autoridades expressaram pesar pelo falecimento da deputada mogimiriana, como os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Marcos Pontes (PL-SP) e os deputados federais Mário Frias (PL-SP), Carla Zambelli (PL-SP) e André Janones (Avante-MG).

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro era amiga de Amália Barros (Foto: O IMPACTO)

COMOÇÃO
Emocionado, o irmão de Amália, João Manoel Scudeler de Barros, afirmou que ela vai deixar “muitas boas lembranças”. “A vida vai seguir de uma outra forma, mas ela estará – assim como meu pai está – em nossos corações, sempre transmitindo o que os dois sempre me transmitiram: muita alegria, muita festa, muita música, muita vida bem vivida”, declarou. O pai de João e Amália, o ex-vereador Bino Barros, faleceu em dezembro passado.

“Tinha todas as características de uma parlamentar excepcional. A ascensão dela era nítida, com certeza seria candidata a senadora na próxima eleição pelo estado do Mato Grosso e seria eleita. Vai deixar um buraco no estado”, disse Bruno Zambelli.

Em vídeo postado nas redes sociais, o marido Thiago Boava se despediu da esposa. “Construímos uma casa que nunca vamos morar juntos. Sonhamos com filhos que nunca vamos ter. Sonhamos muitas coisas juntos que não vamos realizar. Você mudou muito a minha vida e eu sei que eu mudei a sua”, afirmou. Eles ficaram juntos por 13 anos.

Tagged: