Zona Norte de Mogi Mirim recebe “fumacê” a partir desta terça-feira

Nesta terça-feira (dia 1º), a Vigilância Epidemiológica, órgão ligado à Secretaria Municipal da Saúde de Mogi Mirim, vai iniciar uma nebulização veicular contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, em bairros da Zona Norte da cidade.
O “fumacê” será feito por um veículo da Vigilância Ambiental, com apoio de uma viatura da GCM (Guarda Civil Municipal). Até quinta-feira (3), ele estará percorrendo, no período noturno, as ruas dos loteamentos Antônio Alves de Campos e Domênico Bianchi, além dos bairros Santa Clara, Santa Luzia e Jardim Bicentenário.
Segundo a Vigilância, esses locais foram escolhidos como alvo da operação em virtude do grande número de casos de dengue. Também nos próximos dias, a Secretaria da Saúde vai realizar um mutirão na Zona Leste da cidade. As autoridades sanitárias do Município pedem às pessoas que durante a nebulização do veneno, fiquem dentro de casa e evitem sair à rua.
Outra recomendação importante é que crianças, idosos e pessoas com asma ou bronquite, devam ficar em um cômodo fechado por 30 minutos após a aplicação do inseticida. Pede-se ainda que portas, janelas e cortinas fiquem abertas, assim como os portões das garagens para que o produto possa agir.
Também é recomendado cobrir alimentos e filtros de água, assim como guardar pratos, copos, talheres, panelas e panos de pratos que estiverem expostos. Por último, as autoridades recomendam que as pessoas cubram gaiolas e aquários, além de retirar bebedouros e vasilha de alimentos dos pets.
Na semana passada, a VE realizou mais de 775 visitas em imóveis das regiões do Mogi Mirim II, Jardim Europa e, atualmente, estão no Parque das Laranjeiras. Ainda esta semana, haverá nebulização costal no Jardim do Lago.