Mogi Mirim recebe nova ambulância para uso do Samu

A Prefeitura de Mogi Mirim, por meio da Secretaria de Saúde, apresentou a nova ambulância enviada pelo Ministério da Saúde para renovação da frota do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Trata-se de um veículo da marca Renault, modelo 2024/2025, que foi viabilizado por meio do Novo PAC do Governo Federal, que amplia a cobertura do Samu para 88% do país, possibilitando a universalização de serviços essenciais na rede pública de todo o Brasil.

O ato de apresentação da nova ambulância aconteceu no Espaço Cidadão, na quinta-feira (5), e foi acompanhado pelo prefeito Paulo Silva, pela secretária de Saúde Clara Carvalho, pelo secretário de Serviços Municipais Ernani Gragnanello, e pelo secretário de Governo Massao Hito, além de representantes do Samu e do Consórcio Intermunicipal de Saúde 8 de Abril, que é responsável pela gestão do serviço de urgência. A documentação do veículo já chegou, o que permite dar entrada no processo de emplacamento para que a ambulância possa entrar em operação, o que deve acontecer ainda neste mês.

A nova viatura vai atuar como unidade avançada de atendimento, com todo o aparato completo. Ela vai substituir a ambulância que fazia esse serviço, mas que devido ao desgaste pelo uso (ela está em operação desde 2010) será desvinculada do Samu. O órgão ainda possui uma unidade básica e uma terceira que funciona como reserva técnica.

A secretária de Saúde Clara Carvalho, informou que o pedido do município foi pelo envio de duas ambulâncias para o Samu. Há, portanto, a expectativa da vinda de uma nova unidade no próximo lote de viaturas destinadas pelo Ministério da Saúde, previsto para o início de 2025.

Tagged: