UPA Zona Leste passa por reforma de R$ 1,5 milhão

Teve início a obra de reforma da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Zona Leste, um dos principais pilares da rede de atenção básica da Saúde de Mogi Mirim. Ao todo, a Prefeitura vai investir mais de R$ 1,5 milhão no imóvel, inaugurado em 2017 e situado às margens da Rodovia Élzio Mariotoni (Estrada Velha de Itapira).

O responsável técnico da UPA, o enfermeiro Clóvis Alexandre Barbosa Faria, disse que dentro de seis meses as obras deverão ser entregues. A reforma será feita somente dentro do prédio, sem modificar o terreno da unidade. Nesse período, a UPA terá uma nova sala de emergência, farmácia, assim como a sala de observação, com dois novos sanitários, além de mais ampla, arejada e iluminada, proporcionando mais conforto aos pacientes.

Clóvis também fez questão de citar a nova ala pediátrica que, após as reformas, passará a contar com dois leitos e um berço, além de um banheiro próprio e um consultório. “Também vamos pintar a UPA tanto internamente como externamente, além de realizar melhorias na recepção, como paredes de drywall para diminuir o calor”, observou.

Outras mudanças apontadas pelo responsável técnico da UPA são a mudança do posto de enfermagem, troca das calhas, a ampliação do laboratório de análises clínicas e do refeitório dos funcionários. “Tudo está sendo pensado para oferecer mais conforto ao paciente, agilizando o atendimento e também não esquecendo do bem-estar dos nossos colaboradores”, enfatizou o responsável técnico.

Também estão previstas melhorias nas partes elétricas, hidráulicas da UPA, substituição de algumas portas e janelas, dentre outras. Clóvis revelou que a construtora responsável pela reforma da UPA contratou até mesmo um engenheiro especializado em instalações hospitalares (engenheiro clínico) para que tudo corra conforme o planejado.

Na tarde de terça-feira (10), o gerente administrativo da Secretaria de Saúde, Pedro José Gonçalves, esteve visitando o local e elogiou as obras. “Está tudo sendo feito com extremo cuidado e profissionalismo”, acrescentou. A UPA da Zona Leste, desde janeiro de 2023, passou a ser gerida pela organização chamada Iafa (Instituto de Apoio à Família). Atualmente, ela atende uma média de 250 atendimentos diários, ou mais de 7 mil mogimirianos todos os meses. Porém, apesar desse movimento, o prédio carecia de melhorias.

Tagged: