UBSs Santa Clara e Martim Francisco passarão a atender até as 21h

O prefeito Paulo Silva anunciou, em entrevista coletiva, que as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do distrito de Martim Francisco e do bairro Santa Clara, na zona norte, passam a atender também durante o período noturno, a partir do dia 1º de julho, quando essas unidades vão permanecer abertas das 8h às 21h.

Em Martim, o funcionamento estendido será sempre às terças e quintas-feiras. Já na Santa Calara, o atendimento noturno passará a ser feito de segunda, quarta e sexta-feira. Trata-se de um projeto-piloto que deve ser estendido para outras regiões da cidade.

O anúncio foi feito no gabinete do prefeito, na presença do secretário municipal de Saúde, Mauro Nunes Júnior, da vice-prefeita Maria Helena Scudeler de Barros, do presidente da Câmara, Cristiano Gaioto, de secretários municipais, vereadores, representantes do Conselho Municipal da Saúde e servidores da Secretaria de Saúde.

O prefeito argumentou que a ampliação do atendimento tem, como objetivo principal, reduzir as filas de espera por exames e consultas médicas, além de atender ao público que não pode ir aos postinhos durante o dia. “Especialmente em Martim Francisco, que é um pólo populacional mais afastado da cidade”, acrescentou.

Ele disse que com esse projeto-piloto, corrige-se um erro histórico em Mogi Mirim, lembrando que, num passado recente, já houve funcionamento noturno em algumas unidades de saúde, mas que isso foi descontinuado.

Paulo Silva também se comprometeu a ampliar o programa, caso haja uma boa aceitação por parte dos usuários. “Hoje, graças a nossa responsabilidade fiscal, temos condições de investir mais em saúde”, frisou.

Falando em nome da Câmara Municipal, Gaioto agradeceu ao prefeito pela iniciativa e se comprometeu a continuar, junto com os colegas do Legislativo, a buscar recursos para a Saúde. A fala foi endossada pelos vereadores Wilians Mendes e João Victor Gasparini, que também parabenizaram a Administração pelo projeto.

Já o secretário de Saúde fez questão de elogiar o trabalho de sua equipe para viabilizar esse projeto. “São eles [servidores da saúde] os que realmente brilham. Entendem, assim como eu, que nossa prioridade sempre será a do bom acolhimento e atendimento”, ponderou.

Ao final, Daniele Tonietti, diretora da divisão de Atenção Primária, voltou a salientar que a abertura dessas UBSs à noite atende a uma população que não pode comparecer às unidades no horário comercial. Danielle, Paulo Silva e Mauro também confirmaram que a zona leste, em breve, deverá ter uma unidade de funcionamento noturno.

Tagged: