Festival de Verão
Samu registrou quase 30 mil atendimentos na Baixa Mogiana em 2025

JORNAL O IMPACTO

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Baixa Mogiana registrou um total de 27.070 ocorrências atendidas entre 1º de janeiro e 30 de novembro de 2025, sendo 7.327 destas na cidade de Mogi Mirim. Os atendimentos por trauma, isto é, acidentes de diversos tipos, representam quase 30% da demanda no município.

Além dos atendimentos de urgência, o Samu da região realizou, em 2025, 8.151 transferências inter-hospitalares de pacientes de alta complexidade para centros como a Unicamp (Campinas), o HC de Ribeirão Preto (para crianças) e hospitais em São Paulo e Santo André. Outros 6.512 chamados foram para Regulação Médica, que define o recurso adequado para atendimentos na rua ou em residências.

Em Itapira, o Samu atendeu a 5.740 ocorrências nos primeiros 11 meses do ano. No mesmo período, foram 1.521 atendimentos em Estiva Gerbi. Naturalmente, o maior número foi registrado em Mogi Guaçu, que teve 12.482 atendimentos.

O serviço em Mogi Mirim opera com uma viatura de Suporte Avançado (com médico, enfermeiro e condutor) e uma de Suporte Básico (com técnico de enfermagem e condutor), configuração que está dentro dos padrões do Ministério da Saúde. A população é orientada a, ao ligar para o 192, fornecer informações precisas ao médico regulador, que avalia a gravidade (classificada como verde, amarela ou vermelha) e define o melhor recurso a ser enviado.

A coordenadoria regional do Samu, que atende Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Estiva Gerbi e Itapira, fez um alerta para o período das festas de fim de ano, lembrando que é uma época em que se espera um aumento significativo nos atendimentos, embora o efetivo de profissionais permaneça o mesmo. O Samu reforça que está pronto para atender, mas pede prudência à população.

Tagged: , , ,