Mogi Mirim terá mutirão de consultas oftalmológicas entre os dias 29 e 31
Nos dias 29, 30 e 31 deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Avante Social, vai oferecer aproximadamente mil consultas oftalmológicas gratuitas em Mogi Mirim, como parte do projeto Olho Vivo.
O evento também marca a inauguração da carreta oftalmológica da Avante Social, que ficará estacionada na Praça Jornalista Valter Abrucez, o Espaço 250 Anos, ao lado do Centro Cultural, na Avenida Santo Antônio. Nesses três dias de atendimento, dois médicos oftalmologistas ficarão à disposição dos pacientes; sem quaisquer custos para o cidadão ou para o Município.
Essa iniciativa, de acordo com os organizadores, visa atender às necessidades da população local, proporcionando um diagnóstico rápido para problemas oftalmológicos das pessoas. Serão consultados apenas os pacientes que já foram encaminhados para consulta e que estão na fila de espera da Secretaria de Saúde.
Dois consultórios oftalmológicos foram montados em uma carreta da Avante Social e ficarão abertos das 8h às 16h. O veículo está preparado e adequado para os atendimentos em oftalmologia. Os consultórios são equipados com os aparelhos necessários às consultas e até pequenos procedimentos.
A secretária da Saúde, Clara Alice Franco de Almeida Carvalho, lembra que há uma grande fila de espera por uma consulta oftalmológica na rede pública e, com este mutirão, essa demanda irá diminuir muito. “E isso é espetacular, já que depois desse evento, as consultas com nossos oftalmologistas serão agilizadas”, comemorou.
EXAMES
Clara também fez questão de frisar que há muitas pessoas que precisam, urgentemente, de consultas oftalmológicas e que esses mutirões vêm para garantir o atendimento a centenas de pacientes.
Na praça onde acontece o mutirão, a Secretaria de Saúde irá montar uma tenda com cadeiras para a espera do atendimento. Além da consulta médica em oftalmologia, os médicos poderão administrar medicamentos (colírio), realizar biomicroscopia (exame de fundo de olho), tonometria e autorrefração.
As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) já estão realizando a convocações dos pacientes que serão atendidos pelo projeto. A Secretaria de Saúde ressalta que o projeto não atenderá demanda espontânea, ou seja, não será possível agendar uma consulta no local. Somente serão atendidos os pacientes com encaminhamento pela rede SUS (Sistema Único de Saúde) do Município.
Apesar de as pessoas sem agendamento não serem atendidas, elas serão orientados a procurar a UBS mais próxima da residência delas para receber as orientações e encaminhamento ao especialista, se necessário. As dúvidas também poderão ser esclarecidas nessas unidades de saúde.