Mogi Mirim quer incorporar prédio do Antigo Fórum e Cadeia para a Cultura

JORNAL O IMPACTO
Foto: José Antônio Chinelato Zagato

O prefeito Paulo Silva forneceu à reportagem de O IMPACTO detalhes a respeito da movimentação que visa transferir para o Patrimônio Municipal o histórico imóvel que abriga a Delegacia de Polícia de Mogi Mirim, na Avenida Jorge Tibiriçá, prédio onde também já funcionou o Fórum e a cadeia local.

Paulo Silva informou que a iniciativa atende a uma reivindicação da diretoria do Cedoch (Centro de Documentação Histórica Joaquim Firmino de Araújo Cunha). O tema, conforme relatou, ganhou tração a partir de uma solicitação encaminhada ao deputado estadual Barros Munhoz, para que pleiteasse junto à Secretaria de Estado da Segurança Pública recursos necessários para que o prédio da delegacia passasse por uma reforma.

Ele destacou que o assunto deve, necessariamente, cumprir algumas etapas. “Inicialmente, solicitamos ao deputado Barros Munhoz recursos para o restauro do prédio, que é tombado. Ao mesmo tempo, solicitamos a possibilidade de conquistar recursos para a construção de um novo prédio da Delegacia de Polícia de Mogi Mirim. Somente após estas etapas é que iremos reivindicar a doação do prédio histórico para a Prefeitura”, ponderou.

A reportagem quis saber qual a destinação que o prédio terá, caso as conversas com o governo estadual avancem. Segundo Paulo Silva, a ideia é incorporar o imóvel para servir à área da Cultura. Ainda segundo o prefeito, o fato do prédio ser tombado pelo patrimônio histórico do Estado de São Paulo não facilita a pretensão do município. O Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) aprovou o tombamento do Antigo Fórum e Cadeia de Mogi Mirim em 2018.

Tagged: