Instituto Coronel João Leite celebra 100 anos e traça novos projetos
JORNAL O IMPACTO
O Instituto Coronel João Leite, uma das entidades assistenciais mais tradicionais da cidade, estará comemorando, na próxima sexta-feira (11), 100 anos de fundação. Para não passar batida a data, a atual diretoria programou um dia todo de atividades.
A agenda terá início a partir das 10h, quando será inaugurada uma exposição com fotos e documentos relacionados aos 100 anos de atividades. O Memorial do Centenário, nome oficial da mostra, tem parceria do Centro de Documentação Histórica Joaquim Firmino de Araújo Cunha (Cedoch).
Às 18h, será celebrada na capela da entidade uma missa solene, presidida pelo pároco de São José, padre Carlos Eduardo Correia. A partir das 19h, espaço aberto para manifestações culturais, a cargo da Orquestra Sinfônica Lyra Mojimiriana, com regência do maestro Carlos Lima. Em seguida, a programação transcorrerá na quadra coberta do instituto.
O atual provedor, Albino Luiz Mantovani, 69, informou que foram expedidos convites para diversas autoridades e que a cerimônia é aberta também à comunidade em geral, desde que seja tomado o cuidado de se fazer uma reserva, até terça-feira (8), pelos telefones 3862-3157 e 99619-1018 (WhatsApp). A entidade disse que será montada uma praça de alimentação, especialmente para atender às pessoas que comparecerem. O local tem capacidade para reunir até 350 pessoas.
FUTURO
Em conversa com O IMPACTO, Bino Mantovani revelou que já estão adiantadas tratativas para a introdução de duas novas modalidade de atendimento, resultado, segundo ele, de um estudo que passou pelo crivo do conselho consultivo não estatutário criado na atual gestão, formado em sua maioria por voluntários que carregam consigo a experiência administrativa em diversas empresas estabelecidas na região.
A principal novidade foi o anúncio de que a entidade requisitou de volta o espaço locado para a Prefeitura, que abrigava o Fundo Social de Solidariedade e a Casa dos Conselhos.
No espaço, que ainda será desocupado, a direção da entidade vai instalar um serviço de hotelaria com duração determinada, que irá focalizar um público bastante específico, constituído, por exemplo, por pessoas que precisam realizar uma viagem e necessitam de um local de referência para deixar uma pessoa idosa sendo cuidada.
Foi anunciada ainda a introdução de uma espécie de “creche” para idosos, com estrutura de atendimento para famílias que encontram dificuldades em encontrar local ou pessoa com quem deixar, durante o dia, um idoso que necessita de cuidados especiais.
O novo serviço incluirá quatro refeições diárias, atendimento médico, psicológico, assistência social e direcionamento para atividades recreativas compatíveis com as condições de cada pessoa acolhida.
Essa nova clientela poderá ainda se beneficiar das atividades lúdicas e recreativas que continuarão sendo disponibilizadas nas dependências do instituto, em parceria com a Prefeitura, conduta que faz parte do acordo de utilização mantido entre o Município e a entidade. O novo modelo de atendimento poderá beneficiar até 38 pessoas.
Criada por Coronel João Leite, a instituição teve como objetivo inicial o de fornecer acomodações, moradia, alimentação, vestuário e tratamento às pessoas pobres. Já com o passar dos anos, a entidade focou o seu atendimento às pessoas idosas.
Atualmente, 32 idosos do município, de ambos os sexos, que tiveram esgotadas todas as possibilidades de autossustento e convívio com seus familiares, vivem no Instituto, onde recebem todos os cuidados necessários, desde a saúde ao vínculo familiar e comunitário.