Vereador de Campinas é denunciado pela namorada por agressão e ameaça

A namorada do vereador Otto Alejandro (PL) registrou um boletim de ocorrência na 1ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Campinas, na manhã de segunda-feira (10), acusando o parlamentar de agressões físicas, verbais e psicológicas. O caso ganhou repercussão e tem sido noticiado por veículos como Folha de S.Paulo, CNN e g1.

No depoimento, a mulher afirmou que o vereador a insultou e a ameaçou dizendo que “iria matá-la”. Também declarou que ele entrou em sua residência, quebrou objetos e levou uma televisão.

Em nota enviada pela assessoria à imprensa de Campinas, Otto Alejandro negou qualquer crime ou agressão. “Eu também não fui notificado judicialmente de nada. Tenho certeza que foi um equívoco e, no momento oportuno, vou demonstrar isso”, diz o texto. A assessoria informou ainda que as redes sociais do parlamentar estão suspensas por decisão pessoal.

A Câmara Municipal de Campinas informou que soube do caso pela imprensa e que os fatos precisam ser apurados com responsabilidade pelos órgãos competentes. A Casa declarou que qualquer denúncia devidamente comprovada e oficializada será encaminhada à Corregedoria.

Esta não é a primeira vez que o nome de Otto aparece em registros policiais neste ano. Em 13 de julho de 2025, ele já havia sido citado em um boletim de ocorrência por ameaça e dano, após se envolver em um tumulto nas proximidades do Largo do Pará, no Centro de Campinas.

Na ocasião, um motorista de ônibus relatou que fazia o embarque de passageiros quando foi alertado sobre um homem alterado, reclamando que seu carro havia sido atingido. Em seguida, o homem — que o motorista afirma ser Otto Alejandro — teria arremessado uma pedra contra o ônibus, quebrando o vidro traseiro. O motorista disse ainda que o homem parecia embriagado, o ameaçou de morte e jogou seu celular no chão, danificando o aparelho. Uma mulher que acompanhava o vereador teria confirmado sua identidade no local.

A polícia constatou posteriormente que o carro supostamente atingido não pertencia a Otto, e o dono do veículo informou que não presenciou a confusão. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Campinas como dano e ameaça, e perícias foram solicitadas. À época, o vereador afirmou que sua equipe jurídica avaliava a situação, preferindo não comentar o episódio.

Tagged: