Vendaval afeta abastecimento de água em Mogi Mirim
JORNAL O IMPACTO
O vendaval que atingiu Mogi Mirim e região no final da tarde de sábado (25) afetou o sistema de abastecimento de água no município, devido à interrupção temporária no fornecimento de energia elétrica.
Em nota enviado à reportagem de O IMPACTO, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) informou que a sede administrativa da autarquia e parte da região sofreram por horas com a falta de energia elétrica devido à queda de uma árvore na fiação de alta tensão, bem como na ETA (Estação de Tratamento de Água), no Residencial do Bosque. “Ambos foram restabelecidos e estão sendo realizadas manobras para abastecimento dos reservatórios para reparar os prejuízos ao abastecimento da Zona Oeste”, completou a autarquia.
No entanto, os setores mais prejudicados foram a estação de captação, localizada no Paraíso da Cachoeira, e o reservatório da Praça Catarino Marangoni, no Tucura. Segundo o Saae, o reservatório e bombeamento de água tratada estava apenas com uma fase de energia, impossibilitando sua operação normal para abastecer toda a Zona Norte (Jardim Paulista, Inocoop, Novacoop, Jardim Longatto, Tucura, Murayama, Jardim Santa Helena, Chácaras São Marcelo e adjacentes).
A falha elétrica, de acordo com a autarquia, já foi corrigida na manhã deste domingo (25), iniciando a normalização do abastecimento, que ocorre de forma gradual conforme os reservatórios ganham nível.
Já a Estação de Captação voltou a operar com apenas uma bomba de sucção e adução para enviar água ao tratamento e, posteriormente, ao abastecimento municipal.
“Mesmo diante do transtorno que todos estamos enfrentando, é imprescindível que tenhamos consciência no consumo de água. Podemos colaborar evitando atividades desnecessárias nesse momento, poupando o consumo para fins essenciais. Dessa forma, a situação será normalizada mais rapidamente para todos”, diz a nota.
“O Saae segue trabalhando sem pausas para garantir que o sistema de abastecimento e distribuição de água municipal continue eficiente, chegando com qualidade às casas dos mogimirianos”, reforçou a autarquia.