Vacinação contra a gripe está liberada para toda a população

Todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Mogi Mirim estão autorizadas a vacinar a população contra a Influenza, a partir dos 6 meses de idade, independentemente de serem ou não dos grupos prioritários. Um comunicado foi emitido logo pela manhã de terça-feira (20), pela coordenadora da APS (Atenção Primária em Saúde) da Secretaria, Viviane Negretto Bandiera.

Nele está a autorização para a imunização geral da população. Antes disso, o próprio Ministério da Saúde pediu para que se ampliasse a vacinação a todas as pessoas. Para isso, o estoque de vacinas deve ser reforçado para garantir a quantidade suficiente do imunizante junto às secretarias estaduais da Saúde que, por sua vez, repassarão as vacinas aos municípios.

Antes dessa data, recomendava-se imunizar crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, professores, indígenas, pessoas em situação de rua e profissionais da saúde e da segurança. Também estavam na lista de prioridades os idosos com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas ou deficiências permanentes.

Agora, todas as pessoas devem procurar a UBS mais próxima para tomar a dose da vacina contra a Influenza. O secretário da Saúde, Mauro Nunes Júnior, disse que pretende ampliar a cobertura vacinal na cidade que, pelos parâmetros do Ministério da Saúde, ainda está longe do ideal, ou seja, 95% da população.

Até o momento, Mogi Mirim imunizou 11.260 pessoas, o que é menos de 12% dos mogimirianos. Outra estatística preocupante é a baixa cobertura entre gestantes e crianças menores de um ano até 5 anos, que não chegou sequer a mil imunizações. Por isso a Secretaria da Saúde faz um apelo às gestantes e mães que não deixem de proteger seus filhos e levem-nos para as UBSs.

Tagged: