Vacinação antirrábica gratuita é oferecida durante todo o ano em Mogi Guaçu
A vacinação antirrábica para cães e gatos em Mogi Guaçu é realizada gratuitamente durante todo o ano pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental (VA), mediante agendamento prévio. A imunização é obrigatória por lei no Brasil para cães e gatos, sendo uma medida crucial de saúde pública para evitar a transmissão da raiva, uma doença quase 100% fatal para animais e humanos.
A vacina deve ser aplicada anualmente a partir dos três meses de idade do pet, protegendo contra o vírus. Em Mogi Guaçu, o agendamento pode ser feito pelo telefone (19) 97104 8052. O serviço não é realizado de forma espontânea na unidade da Vigilância Ambiental nem nas sedes da Secretaria Municipal de Bem-Estar e Defesa Animal (BEAs 1 e 2).
A bióloga da VA, Cristiana Monteiro Ferraz, explicou que o atendimento é organizado por regiões da cidade. “Após o contato dos tutores, que informam a quantidade de animais, endereço e telefone, a equipe aguarda a formação de um número mínimo de animais em determinada área para viabilizar a abertura do frasco da vacina. Em seguida, os responsáveis são contatados para a definição da data da aplicação”, contou ela.
A vacinação é realizada por equipe técnica da Vigilância Ambiental, que se desloca até a residência do solicitante, sempre conforme agendamento prévio. A vacina antirrábica é a última do esquema vacinal dos animais domésticos e pode ser aplicada em filhotes a partir dos três meses de idade.
Segundo a bióloga, não há dados consolidados sobre a cobertura vacinal no município, uma vez que esse não é um indicador oficial de saúde. Além disso, muitos animais recebem a vacina em clínicas particulares, que não repassam essas informações ao Poder Público.
A raiva é transmitida por meio de mordidas, lambidas ou arranhaduras provocadas por mamíferos infectados. Em caso de possível exposição ao vírus rábico, a orientação é procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima e comunicar o ocorrido aos órgãos de saúde pública do município.
Prevenção
– Vacinar cães e gatos contra a raiva anualmente
– Procurar o serviço de saúde em caso de agressão por animais
– Manter o animal em observação se ele agredir alguém
– Não deixar o animal solto na rua e utilizar coleira ou guia ao passear



