Festival de Verão
Syrius lança Cãolendário 2026 estrelado pela mascote Yris

JORNAL O IMPACTO

Foi lançado oficialmente na última quarta-feira (26) o Cãolendário 2026, projeto encampado pela Syrius Medical Group e pelo Instituto Syrius de Oncologia e Hematologia Infantil que chega ao nono ano. A nova edição foi apresentada à imprensa, apoiadores do projeto e colaboradores da empresa pelo médico Marcelo Galloro, presidente da Syrius Medical Group, do Instituto Syrius e do Hospital 22 de Outubro, e por sua esposa Carla.

O Cãolendário surgiu por uma iniciativa do casal, em 2018, ao presentear amigos com um calendário de mesa com fotos de seus cães adotados. O amor à causa animal impulsionou o projeto e todo o valor arrecadado com o Cãolendário é revertido em ração para associações de proteção animal, com o apoio de um parceiro do programa, a Chip Dog. Somente neste ano, foram arrecadados 5 toneladas de ração, destinadas a 5 ONGs.

Na cerimônia de quarta-feira, Galloro reiterou sua crença na importância deste tipo de atividade. Ele também anunciou uma novidade para o calendário deste ano: Yris, a mascote do Instituto Syrius de Oncologia e Hematologia Infantil, é a estrela do Cãolendário 2026. Criada com recursos de Inteligência Artificial, ela é inspirada na cachorra Mana, do casal Galloro.

A chegada de Yris sucede uma parceria mantida entre 2023 e 2025 com os estúdios Maurício de Souza, que estamparam tirinhas e personagens nas páginas do calendário.

A tiragem deste ano será de 12 mil unidades. Bem diferente da edição de estreia, que teve pouco mais de 300 calendários, conforme revelou Carla Galloro, “feitos quase que artesanalmente”, segundo acrescentou o marido.

Nos primeiros anos, o Cãolendário ficou conhecido também por estampar em suas páginas imagens e histórias de animais de estimação e seus tutores. A primeira edição estampou Frida, primeira cadela resgatada pelo casal Galloro, que morreu recentemente, em setembro, aos 17 anos.

A atleta Mirlene Picin, apoiadora do projeto, com o casal Marcelo e Carla Galloro (Foto: O IMPACTO)
Tagged: