Crea
Crea
Santa Casa realiza mais de 400 endoscopias em idosos

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio de um convênio com a Santa Casa, conseguiu zerar a fila de espera por exames de EDA (Endoscopia Digestiva Alta), em pacientes acima de 60 anos ou com comorbidades. Foram feitos mais de 400 procedimentos no hospital, além de 300 colonoscopias.

Segundo a coordenadora de avaliação e controle da Secretaria da Saúde, Ana Paula Domingues Silva, esse resultado foi possível graças aos novos colonoscópios adquiridos pela Administração Municipal, além da reforma do bloco cirúrgico da Santa Casa.

Ana Paula explicou ainda que os recursos para a realização dos exames foram obtidos através de emendas impositivas dos vereadores Dirceu Paulino e Marcos Gaúcho, além de emendas de deputados, que somaram R$ 427 mil.

“Agora, só restam algumas pessoas na fila, mas que tem 60 anos ou menos e sem comorbidades, que podem realizar esses procedimentos em ambiente ambulatorial, como o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Mogi Guaçu”, disse.

Este ano, a Prefeitura investiu quase R$ 1,4 milhão em dois endoscópios da marca FujiFilm. Técnicos da gigante japonesa também estiveram na cidade capacitando enfermeiros para operar os equipamentos.

Antes da chegada dos dois aparelhos, muitos desses exames tinham que ser feitos em outras cidades da região. Para o prefeito Paulo Silva, esse aumento no número de exames é reflexo direto dos investimentos feitos em Saúde, especialmente na aquisição de equipamentos e melhorias na Santa Casa.

Tagged: