Festival de Verão
Projeto de instalação de fossas sépticas avança no bairro rural Paiol de Telhas

O prefeito Paulo Silva, acompanhado do secretário municipal de Agricultura, Valdir Biazotto, visitou durante a semana o bairro rural Paiol de Telhas para acompanhar de perto o processo de instalação de quatro fossas sépticas na propriedade do avicultor Walter Adrianus Segeren, resultado da adesão do empresário ao Plano Municipal de Saneamento Rural.

O plano prevê, numa primeira etapa, a instalação de 164 kits de biodigestores, caixas de gordura e leitos de secagem de lodo num processo participativo, em que os proprietários fazem a escavação de valas e fornecem a tubulação, enquanto o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) fornece os kits, assistência técnica e a instalação dos equipamentos, de forma gratuita, deixando o banheiro e a cozinha interligados ao novo sistema.

Totalmente financiado pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo), o programa teve início com o mapeamento das propriedades e a apresentação do programa em encontros comunitários para assegurar a adesão dos proprietários que ainda não possuem o sistema. O principal objetivo é eliminar as chamadas fossas negras, onde os resíduos não recebem tratamento de nenhuma espécie, se tornando em potencial fonte de poluição de mananciais.

O interesse dos proprietários é fundamental, conforme esclareceu a engenheira Renata Rocha, responsável pela implantação do plano, para atingir as metas fixadas. “Sem o envolvimento dos moradores é impossível decidirmos qual a melhor solução, já que as pessoas precisam comprar material e realizar as escavações por conta própria. A ideia é chegarmos na solução mais adequada para tratar os esgotos com o menor custo possível. Não temos uma solução padrão, e devemos ser criativos, mas garantindo um trabalho bem feito”, conclui.

O projeto de instalação dos kits teve início em setembro, a partir da definição das localidades que mais tiveram envolvimento. O Paiol de Telhas foi a primeira região beneficiada, com 35 kits programados. Na sequência, o programa chegará aos bairros Boa Vista, Pederneiras e Sobradinho (29 kits). Na terceira etapa, Bocaina, Piteiras, Capão Grosso e Fazenda Limão (45 kits). A quarta etapa atenderá os bairros Córrego Azul, Soares, Vatinga, Santa Maria e Portão do Belém (25 kits). Finalmente, fechando esta primeira etapa, serão beneficiados os bairros Macuco e Horto do Vergel (30 kits). O prazo de execução para essa frente de trabalho é de 12 meses, com a contratação de uma empresa especializada, a Integrativa Comércio e Serviços Ltda.

Tagged: