Projeto de alunos da Fatec Mogi Mirim será apresentado em feira de Abu Dhabi

A Fatec (Faculdade de Tecnologia) Arthur de Azevedo recebeu no último dia 18 diversas autoridades, entre elas uma comitiva do Centro Paula Souza, órgão que administra as Fatecs e Etecs, para anunciar a participação da equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto Prótese Inteligente em uma mostra internacional de inovação.

A Milset Expo-Sciences International 2025 será realizada de 27 de setembro a 3 de outubro em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.

O projeto reúne três protagonistas: o professor Eliandro Rezende da Silva, coordenador de estágios da unidade; o estudante Anthony de Paula, do 2º semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas; e o ex-aluno Paulo Henrique de Carvalho, formado em 2024 no curso de Projetos Mecânicos.

Alunos da Fatec apresentaram Prótese Inteligente para o vice-presidente do CPS, Maycon Geres, em visita a unidade (Foto: Roberto Sungi)

Além do apoio de empresas da cidade e da região para viabilizar a viagem, o projeto ganhou destaque junto à direção do Centro Paula Souza. A visita à Fatec Mogi Mirim do vice-presidente da instituição, Maycon Geres, acompanhado de Daniela Lima Ramos (assistente de Inovação e Carreiras) e Jhenifer da Cruz Barreto Reis (chefe do departamento de Inovação Tecnológica), teve como objetivo facilitar a apresentação da prótese no congresso. “Vamos representar a Fatec e a nossa cidade”, declarou o professor Eliandro.

A cerimônia contou ainda com a presença do superintendente anfitrião, professor César Eduardo Soares Bagnolo, e do ex-superintendente da unidade, atualmente na Fatec Itapira, professor André Giraldi. Também participaram Robson Antônio Moreira (gestor regional do Centro Paula Souza), Massao Hito (secretário de Governo), a vice-prefeita Maria Helena Scudeler de Barros, além de Carlos Catini, diretor da Etec Mogi Mirim, e Daniel Tarossi, diretor da Etec Mogi Guaçu.

Para O IMPACTO, o professor Eliandro destacou que desde que o projeto foi noticiado em junho pelo jornal, a prótese passou por melhorias, entre elas maior flexibilidade nos movimentos do braço mecânico. Ele disse estar confiante de que o equipamento chamará a atenção e terá boa receptividade no congresso internacional.

Paulo e Anthony, acompanhados do professor Eliandro e do superintendente César, recebem de Maycon um reconhecimento do Centro Paula Souza pelo projeto da Prótese Inteligente (Foto: Silveira Jr.)

Durante sua fala, Maycon Geres ressaltou que o processo de inovação faz parte do DNA do Centro Paula Souza e expressou orgulho em retornar à unidade para conhecer de perto o desenvolvimento do projeto. Segundo ele, trata-se de um feito que deve ser valorizado e divulgado como exemplo do trabalho realizado pelo sistema de Etecs e Fatecs.

Tagged: