Pavimentação de estradas rurais na Usina Esmeralda é discutida com o DER

A Prefeitura de Mogi Mirim, por meio do secretário de Agricultura, Valdir Biazotto, iniciou conversas com o DER (Departamento de Estradas e Rodagem) sobre o projeto de pavimentação das estradas rurais MMR-197 e MMR-370, que ligam o distrito de Martim Francisco e os bairros Usina Esmeralda e Vila Nova e Cavenaghi até a Rodovia SP-340.
Biazotto esteve terça-feira (25) no escritório de Campinas do DER, onde foi recebido pelo diretor da unidade regional, o Engenheiro Cleiton Luiz de Souza. Junto com o secretário, estavam os engenheiros civis Renata Rocha, Alexandre Lopes Ribeiro e Luiz Furigo. Dois representantes dos agricultores, Cornélio Vam Ham e Gradus Vinicius Korstee, além de integrantes das empresas DRA e HC2, contratadas para realizarem os levantamentos de campo, também participaram do encontro. O objetivo da reunião foi a obtenção das diretrizes técnicas para o projeto de pavimentação das estradas.
A principal recomendação do órgão estadual foi sobre a necessidade da Prefeitura em apresentar todos os projetos executivos – terraplenagem, pavimentação, drenagem e sinalização viária – seguindo as instruções normativas do DER e a nova lei de licitações, que entrou em vigor em 2024. Destacaram também a importância do projeto de drenagem considerar as mudanças climáticas, que alteram o regime de chuvas e podem prejudicar as estradas, e atenção aos levantamentos de campo, principalmente a investigação de áreas com solos moles.
Finalmente, o diretor destacou a importância de se valorizar o desenho atual das estradas, para que o empreendimento seja economicamente viável. Biazotto se mostrou muito confiante. “Estamos trabalhando por um objetivo comum: os agricultores contrataram empresas experientes para realizar os levantamentos de campo, e os engenheiros da Prefeitura tem conhecimento técnico adequado para conduzir os trabalhos. Agora precisamos deixá-los trabalhar, escolhendo as técnicas adequadas e se dedicando com atenção aos detalhes”, concluiu.