Parque das Laranjeiras vai receber última etapa de obras de infraestrutura

A Prefeitura de Mogi Mirim abriu licitação para contratação da empresa que deverá realizar serviços de melhoria urbana e viária no Parque das Laranjeiras, na zona leste de Mogi Mirim. De acordo com o prefeito Paulo Silva, essa é a última fase das obras, o que deve viabilizar a cobertura total do bairro com redes de infraestrutura.

“Aguardada por décadas, a fase final das obras será feita em breve no Laranjeiras, e isto inclui a instalação das redes de drenagem pluvial, distribuição de água potável, sistema de coleta de esgoto, calçadas e o aguardado asfaltamento das vias”, enalteceu o prefeito. A abertura da licitação foi publicada no Jornal Oficial de Mogi Mirim, na edição de quarta-feira (24).

A Administração Municipal prevê que o anúncio da empresa responsável pela execução dos serviços ocorra em 6 de novembro, quando ocorrerá a abertura dos envelopes apresentados pelas construtoras interessadas na execução das obras. A vice-prefeita Maria Helena Scudeler de Barros declarou que a Prefeitura tem atuado “de forma contínua” em prol das melhorias no Parque das Laranjeiras. “É um serviço necessário e que vai garantir mais qualidade de vida às famílias residentes no local”, destacou.

A empresa vencedora deverá implantar amplo sistema de infraestrutura de obras e mobilidade urbana, englobando uma série de etapas, iniciadas a partir de serviços preliminares para que, na sequência, seja feita o nivelamento do solo, a fim de serem viabilizados a implementação de rede de drenagem pluvial, rede coletora de esgoto, rede de distribuição de água potável, pavimentação asfáltica, calçadas e, por fim, a sinalização viária, a partir da expedição da ordem de serviço emitida pela Prefeitura.

Todo o projeto será efetivado com recursos provenientes do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) da Caixa Econômica Federal, totalizando cerca de R$ 10 milhões. “Contudo, em virtude da licitação, as propostas das empresas podem ter um valor final menor que este montante, o que resulta em redução de custos”, explicou a secretária de Suprimentos e Qualidade, Larissa Vicente.

No processo de contratação, elaborado pela Secretaria de Obras e Habitação Popular, está em destaque o projeto que prevê a urbanização de nove vias: as ruas Francisco Rezende da Costa, Joaquim Dantas da Silva, Antônio Bisigati, Juscelino Rodrigues da Costa, José Gomes da Silva, Celso Bueno de Oliveira, Maria Helena Gelain de Menezes e as vias Projetada 1 e Projetada 2 (extensão da Rua 35). Nestes dois últimos casos, as ruas são assim chamadas porque ainda não receberam nomes. “Já planejamos a execução dos trabalhos e estamos somente aguardando a empresa que deverá realizar os serviços”, enfatizou o secretário de Obras e Habitação Popular, Paulo Roberto Tristão. A pasta também será responsável pela supervisão das obras.

A Prefeitura concluiu recentemente a 4ª fase das obras de infraestrutura. Dentre as vias asfaltadas estão as ruas Antônio Ferreti Mellero (antiga rua 32) e José Felício (antiga rua 26), ambas em conexão com a rua José Poletini, que dá acesso ao entorno da Praça Chico Mendes e, por sua vez, faz a ligação com a região central. As ruas José Felício, Angelina Maria de Rezende e Adailton Antônio Silveira também receberam os serviços de infraestrutura. “Agora, vamos concluir as obras numa área que, em sua totalidade, abrange cerca de 2,5 mil lotes, viabilizando melhorias num dos bairros mais importantes da cidade”, concluiu o prefeito Paulo Silva.

Tagged: