Crea
Crea
Paróquia de São Benedito celebra Jubileu de Diamante

JORNAL O IMPACTO
Fotos: Silveira Jr./O IMPACTO

A Paróquia de São Benedito celebrou, com uma missa solene realizada no último sábado (28), o Jubileu de Diamante, marcando seus 60 anos de criação. A celebração foi presidida pelo bispo de Amparo, Dom Luiz Gonzaga Fechio, e contou com a presença de autoridades locais, representando a Prefeitura e a Câmara Municipal.

Instituída em 28 de dezembro de 1964, a Paróquia de São Benedito nasceu como resposta ao crescimento populacional e à necessidade de expandir o atendimento religioso em Mogi Mirim. Foi a terceira da cidade, sucedendo as paróquias de São José (da qual foi desmembrada) e Santa Cruz. “Na matemática, dividir é diminuir, mas, na ação de Deus, dividir é aumentar. Ao dividir a paróquia de São José, a cidade ganhou mais um padre, mais pastorais, mais atendimento espiritual e pastoral”, pontuou o padre Cândido Cândido Eduardo da Costa, atual pároco de São Benedito.

Para celebrar a data, uma programação especial foi elaborada. Após a missa, foi aberta a exposição comemorativa “60 Anos da Paróquia de São Benedito contados por desenhos e fatos”, no salão paroquial. A mostra conta com desenhos dos arquitetos Camila Tarossi, Celso Mendes, Jussara Polettini, Laís Granziera, Maurício Gebara, Rafael Mello e do professor Rafael Ratz, retratando e contando a história da igreja e suas comunidades. A pesquisa e o levantamento histórico são da professora Maria Judite dos Santos Gonçalves. A exposição teve ainda o apoio do Centro de Documentação Histórica de Mogi Mirim (Cedoch) e do Museu de Arte de Mogi Mirim (Mamm).

Em seguida, houve o descerramento da placa comemorativa do Jubileu de Diamante, com a presença das autoridades. Encerrando o dia festivo, foi servido um café para a confraternização entre os paroquianos. Também foi distribuída aos presentes uma revista comemorativa em alusão à data.

Atualmente, a Paróquia de São Benedito é composta, além da igreja matriz, na Praça Duque de Caxias, pelas comunidades Nossa Senhora das Dores (Aterrado), Nossa Senhora do Monte Serrat (Vila Bianchi), Santa Rita (Vila Pichatelli), Nossa Senhora Aparecida (região do Zerão) e Sagrado Coração de Jesus (Chácara das Uvas). Também é responsável pela Capela de Santa Isabel, localizada na Santa Casa de Misericórdia.

Centenas de paroquianos participaram da missa, presidida por Dom Luiz (Foto: Silveira Jr./O IMPACTO)
Tagged: