Novos pontos de pedágio e ampliação de faixas estão previstos para rodovias da região

JORNAL O IMPACTO
Novos pontos de pedágio e melhorias em infraestrutura nas rodovias da região são os principais pontos previstos no plano de concessão do Lote Rodoviário Circuito das Águas, apresentado pelo Governo do Estado de São Paulo. O projeto está atualmente em fase de audiências públicas.
Na terça-feira (11), o projeto foi apresentado na Câmara Municipal de Mogi Guaçu, por profissionais da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Governo do Estado. Estimado em R$ 10 bilhões, o lote contempla 533 quilômetros de rodovias estaduais, incluindo duplicações, ampliações de faixas e adoção do sistema de pedágio eletrônico sem barreiras (free flow).

A nova concessão, prevista para o ano que vem, inclui rodovias estratégicas como a SP-340 e a SP-342, atualmente administradas pela Renovias, que passarão por obras de ampliação. Entre as principais melhorias estão a criação de faixas adicionais entre Mogi Mirim e Mogi Guaçu, a construção de trechos marginais e a duplicação integral da SP-342. Além disso, um novo contorno viário será construído em Águas da Prata para otimizar o fluxo de veículos.
A SP-147, atualmente sob gestão do DER (Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo) no trecho entre Itapira e o Circuito das Águas, passará a integrar a nova concessão. Com isso, será implantado um pórtico de pedágio próximo à Ponte Nova, distrito de Itapira, antes de chegar a Lindóia. Já o trecho da SP-147 entre Limeira e Itapira continuará sob administração da Intervias, mantendo os pedágios já existentes em Engenheiro Coelho e em Mogi Mirim.
O novo modelo de cobrança substituirá praças convencionais por pórticos do modelo free flow, em que o pagamento ocorre de acordo com a distância percorrida. Essa mudança será aplicada à atual praça de Jaguariúna, onde a tarifa passará de R$ 16,50 para R$ 12,40 em abril de 2026. Em novembro do mesmo ano, a praça será substituída por quatro pórticos ao longo da SP-340, incluindo um em Mogi Guaçu, pouco antes do acesso à SP-342, que liga o município a Espírito Santo do Pinhal.
Usuários que trafegam entre Mogi Mirim e Campinas, por exemplo, pagarão tarifas distribuídas em três pontos: R$ 3,66 em Jaguariúna, R$ 1,77 e R$ 3,84 nos demais pórticos, além do quarto pórtico em Mogi Guaçu, com custo de R$ 2,60. A expectativa do governo é que, com o novo modelo, o impacto financeiro para os motoristas seja reduzido em relação às tarifas fixas das praças atuais.
A concessão abrange rodovias de 33 municípios, incluindo Campinas, Jundiaí, Bragança Paulista, Mogi Mirim e Serra Negra. Motoristas que trafegam por essas cidades perceberão mudanças nos valores cobrados. Por exemplo, a tarifa entre Campinas e Serra Negra cairá de R$ 16,50 para R$ 14,21; entre Campinas e Amparo, de R$ 16,50 para R$ 10,84; e entre Campinas e Santo Antônio de Posse, de R$ 16,50 para R$ 6,90.
O governo defende que as mudanças proporcionarão mais eficiência ao tráfego e tarifas mais justas, uma vez que os motoristas pagarão apenas pelo trecho percorrido. O projeto está em consulta pública até 21 de março, com edital previsto para maio. O leilão deve ocorrer em setembro e a assinatura do contrato, em janeiro de 2026.