Nova escola da Zona Sul de Mogi começa a sair do papel

A Prefeitura de Mogi Mirim vai iniciar a construção do novo prédio para abrigar a Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Professora Helena dos Santos Alves, na Zona Sul. O primeiro passo nesse sentido é a execução de obras de terraplenagem e de muro de arrimo no terreno que receberá a futura unidade escolar. Uma licitação por meio de pregão eletrônico foi aberta pela Prefeitura para a contratação de uma empresa para essa finalidade. A sessão pública está marcada para o dia 27 deste mês de agosto, a partir das 9h. O investimento nesta etapa está orçado em cerca de R$ 864 mil.

A terraplenagem e a construção de um muro de arrimo são etapas essenciais na preparação do terreno para a construção da nova escola. A terraplenagem serve para nivelar a área, garantindo uma base uniforme para a construção. Essa etapa é fundamental para evitar problemas estruturais futuros. Ela pode incluir a remoção de rochas, raízes e outros materiais que podem comprometer a construção. Além de preparar o terreno, a terraplanagem permite um acesso mais fácil para máquinas e trabalhadores durante a construção. Nesse contexto, inclui também o sistema de drenagem, que impede o acúmulo de água, evitando alagamentos e danos à estrutura da escola.

Já o muro de arrimo é projetado para suportar e estabilizar o solo, especialmente em terrenos com inclinações. Isso é crucial para evitar deslizamentos. A obra ajuda a prevenir a erosão do solo, que pode ocorrer devido à água da chuva ou ao vento, mantendo a integridade do terreno.

O muro de arrimo pode servir como uma barreira entre diferentes propriedades, ajudando a demarcar o espaço da escola em relação a terrenos vizinhos. Também proporciona segurança adicional, especialmente em áreas onde há desníveis acentuados, prevenindo quedas.

Além da funcionalidade, um muro de arrimo pode contribuir para a estética do projeto, proporcionando um visual mais organizado e estruturado. Os serviços deverão ser iniciados em até cinco dias a partir da emissão da Ordem de Serviço, expedida pela Secretaria de Obras e Habitação Popular.

UNIDADE
A nova Emeb Professora Helena dos Santos Alves funcionará na Rua Anita e Giuseppe Garibaldi, no Jardim Regina, Zona Sul da cidade, num terreno de pouco mais de 4,6 mil metros quadrados. Em dezembro do ano passado, foi assinado um convênio entre a Prefeitura e a Secretaria Estadual de Educação que garantiu o repasse de R$ 7 milhões em recursos do Estado para a construção. O prédio terá 1,7 mil metros quadrados de área construída e, além das salas de aula, da direção e do corpo administrativo, cozinha, refeitório e salas de apoio, ainda terá uma quadra poliesportiva coberta.

A construção de um novo prédio para a escola Helena dos Santos Alves se faz necessária, segundo a Prefeitura. Quando houve a municipalização do ensino fundamental, a unidade já existia, pois pertencia à rede estadual. E mesmo com reformas e manutenções, a escola precisava de um espaço maior, em razão da alta demanda de alunos, já que atende estudantes da educação infantil e do ensino fundamental.

Tagged: