Não vai faltar insulina em Mogi Mirim, garante Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde de Mogi Mirim informou que, apesar de alguns problemas na distribuição de canetas de insulina e alguns casos em que o produto não foi encontrado nas farmácias das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), não haverá escassez desse medicamento no município.

De acordo com a Secretaria, tratou-se apenas de um problema temporário, devido à escassez do produto em âmbito mundial. A responsabilidade da distribuição de insulina são dos governos Federal e Estadual. Os lotes são encaminhados aos Departamentos Regionais de Saúde, que, posteriormente os redistribuem aos municípios.

No caso de Mogi Mirim, a insulina vem quinzenalmente da regional de São João da Boa Vista. Segundo informou o almoxarifado central da Secretaria da Saúde, um novo lote já começa a ser entregue nas UBSs a partir desta segunda-feira (28).

Outra novidade que chega na semana que vem é a nova caneta aplicadora de insulina. Diferentemente da caneta anterior, o novo equipamento não é descartável e dura três anos. Ela utiliza tubetes substituíveis de insulina e cada frasco contém 3 ml do medicamento.

Para injetá-lo basta colocar na caneta e aplicá-lo sob a pele, como se fazia com a caneta antiga. Quando o tubete acaba, basta substitui-lo. Assim como nas canetas antigas, os tubetes, antes de serem usados, precisam ser conservados em refrigeradores a uma temperatura entre 2ºC e 8ºC.

Após abertos, devem ser mantidos em temperatura ambiente, por até quatro semanas, desde que abaixo dos 30ºC e com umidade do ar menor do que 80%. A troca das canetas antigas pelas novas vai ser definida pelas farmacêuticas das UBSs que, inclusive, passaram por treinamento para conhecer o novo produto.

Tagged: