Morre, aos 90, o jornalista e escritor Nelson Patelli Filho

JORNAL O IMPACTO
Foto: Flávio Magalhães/Arquivo

Faleceu na manhã desta segunda-feira (21), aos 90 anos de idade, o jornalista e escritor Nelson Patelli Filho, que dedicou grande parte de sua vida à pesquisa da história de Mogi Mirim. Ele foi vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) há cerca de um mês.

Filho de Nelson Patelli e Angela Maria Garros Patelli, demonstrou, desde a infância, aptidão para o jornalismo e paixão pela história de Mogi Mirim. Aos 11 anos de idade, se tornou redator do jornal A Voz Infantil, do então Grupo Escolar Coronel Venâncio, onde cursou o primário.

Aos 18, foi redator do 3 de Dezembro, da Escola Técnica de Comércio, onde formou-se em Contabilidade. Também colaborou para O Rouxinol, jornal voltado para a mocidade. Em 1969, estreou como colunista no tradicional jornal A Comarca.

Também teve passagem por O IMPACTO. Em 22 de outubro de 2000, iniciou uma seção de artigos chamada “Nossa Terra, Nossa Gente”. Foram 194 artigos em aproximadamente quatro anos. A partir de 2008, passou a escrever para O Popular, onde permaneceu até a última edição do jornal, em 2023.

Seus artigos foram reunidos em três volumes dos livros “Memórias Mogimirianas”, lançados entre 2019 e 2021. Também é autor de “A Escravidão e o Abolicionismo Regional” (2018) e “Mogi Mirim: Nascida da Bravura dos Paulistas” (2016).

Em 2002, foi condecorado pela Câmara Municipal de Mogi Mirim com a Medalha João Theodoro. Também recebeu do Instituto Italiano de Cultura e da Academia Paulista de História a Comenda Anita Garibaldi.

Nelson Patelli Filho completaria 91 anos no próximo dia 5 de agosto. Ele deixa a esposa Maria Dulce Colombini Patelli e os filhos Paulo Cesar Patelli e Carlos Alberto Patelli. O velório será no Velório Municipal da Saudade, das 18h às 21h desta segunda-feira (21), retornando na terça (22), às 7h. O sepultamento está agendado para as 10h, no Cemitério da Saudade.

Com informações de Maria Clara Canto e Lucas Valério

Tagged: