Mogimiriano Alonso Moreno integrou equipe campeã mundial de churrasco
JORNAL O IMPACTO
Um mogimiriano, Alonso Moreno, de 37 anos (homônimo do avô paterno, o empresário rural e ex-presidente da Câmara Municipal Alonso Moreno), integrou recentemente uma seleção brasileira de chefs culinários que tem se destacado em competições internacionais.
Radicado em Palmas, capital do Tocantins, há 25 anos, ele ajuda os pais Ailton de Almeida e Marcia Maria Moreno de Almeida na gestão do restaurante Fogão à Lenha. Foi lá que construiu sua fama como churrasqueiro, atributo que lhe rendeu, a partir de 2023, um convite para participar de uma confraria que reúne expoentes da culinária nacional, com o objetivo de representar o país em competições.
Na mais recente delas, realizada nos dias 23 e 24 em Viña Del Mar, no Chile, o WBQA World BBQ Championship 2025, que equivale a um campeonato mundial de culinária, ele e os colegas sagraram-se campeões mundiais na categoria de churrasco. A delegação brasileira levou 11 chefs competidores, liderados pelo “capitão chef” André Bolla, além de uma equipe de apoio composta por profissionais das áreas administrativa, de logística, compras e de registro da participação.
O perfeito entrosamento e a qualidade dos profissionais envolvidos fizeram com que o Brasil se destacasse e conquistasse, pela primeira vez, o tão ambicionado título de campeão mundial de churrasco competitivo, superando 62 equipes de mais de 40 países e consolidando seu nome entre as maiores potências dessa modalidade culinária.
Alonso Moreno conversou com O IMPACTO na manhã de quinta-feira (27), recém-chegado do Chile, acompanhado do primo Marcelo Moreno. Disse estar muito feliz com a conquista, afirmando que ela valoriza o trabalho dos chefs brasileiros, elevando o conceito da nossa culinária, que, segundo ele, “já tem reconhecimento internacional”.
Moreno destacou ainda que a competição reúne nomes mundialmente consagrados e que obter o título nessas circunstâncias exigiu, acima de tudo, “talento e organização”. Ele afirmou que iria aproveitar sua curta estada em Mogi para visitar parentes e contar detalhes de sua conquista.
Orgulhoso, exibia no peito diversas medalhas trazidas de Viña Del Mar. “A hora é de curtir um pouco esse momento tão especial, esquecendo até mesmo do cansaço”, colocou. A equipe campeã foi formada pelos chefs Alexandre Sudá, Alonso Moreno, André Bolla, André Boratto, Boni Panela, Eduardo Ramon, João Vieira, Jorge Lucena, Mizraji, Vinícius R. e Walter Gouveia.



