Mogi Mirim volta a ter desfile cívico no 7 de Setembro após nove anos

JORNAL O IMPACTO

O feriado de 7 de Setembro, em que se comemora a Independência do Brasil, foi celebrado com um desfile cívico em Mogi Mirim, algo que não ocorria há nove anos. Por cerca de uma hora e meia, instituições da cidade e escolas locais desfilaram pelas ruas Chico Venâncio e José Bonifácio, na manhã de quinta-feira.

Antes, às 8h, houve a cerimônia de hasteamento das bandeiras, na Praça Rui Barbosa. Pela primeira vez desde que foi eleito para um terceiro mandato, o prefeito Paulo Silva participou das festividades do 7 de Setembro em Mogi Mirim. Ele estava acompanhado, no hasteamento, pelas secretárias municipais Maria Helena Scudeler de Barros (Relações Institucionais) e Ana Lúcia Bueno Peruchi (Educação), dos vereadores Dirceu Paulino (presidente da Câmara Municipal) e João Victor Gasparini (líder de governo), e da comandante da 2ª Cia. da Polícia Militar de Mogi Mirim, tenente Fernanda, e do secretário municipal de Segurança Pública, Luiz Carlos Pinto.

O desfile teve início por volta das 9h. Segundo relação divulgada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, desfilaram o Tiro de Guerra 02-023 a Secretaria de Segurança Pública, a Fanfarra Amigos de Mogi Mirim (FAM), a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária, a Fanfarra da 3ª Idade, a Secretaria de Educação (representada por 540 alunos de 19 escolas, além da fanfarra da Emeb Professor Humberto Brasi), o Grupo de Escoteiros Encanto das Matas, a Ordem DeMolay, o Clube dos Desbravadores e Aventureiros, o Grupo de Escoteiros Valentino Balestro e as oito escolas estaduais, representadas por 160 integrantes.

A última vez que houve um desfile cívico em Mogi nas comemorações do Dia da Pátria foi em 2014, na Rua Dr. José Alves. No ano seguinte, o então prefeito Gustavo Stupp determinou a suspensão dos desfiles, entre uma série de outras medidas, visando o corte de despesas na Administração Municipal. A partir disso, em 2015 e 2016, a Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm), então presidida pelo empresário Sidney Coser, tomou a iniciativa de organizar atos cívicos, com o hasteamento das bandeiras e execução dos hinos, para marcar o 7 de Setembro. Diversas entidades aderiram à cerimônia.

Em 2017, já sob a gestão do ex-prefeito Carlos Nelson Bueno, a Prefeitura assumiu a organização dos atos cívicos, mas ainda sem a realização de desfiles. Em 2020, com as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as comemorações do 7 de Setembro foram suspensas em todo o país.

Em 2021, o ato solene foi retomado pela Prefeitura, ainda sem desfiles. No ano passado, nas comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, a cerimônia cívica foi acompanhada por uma programação cultural na Praça Rui Barbosa. No entanto, o prefeito Paulo Silva se ausentou dos eventos nesses dois anos.

MANIFESTAÇÕES
Por pelo menos duas oportunidades, nos últimos dez anos, o 7 de Setembro foi utilizado para manifestações dos mogimirianos. Em 2021, um grupo de cerca de 80 pessoas organizou um ato de apoio ao então presidente Jair Bolsonaro, na Praça Rui Barbosa, logo após a cerimônia cívica realizada pela Prefeitura. Naquele ano, o próprio Bolsonaro participou de atos convocados em Brasília e em São Paulo, marcados por críticas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e ao sistema de urnas eletrônicas.
Em 2013, manifestantes da chamada Frente Libertária Mogimiriana (FLM) tentaram se aproximar do então prefeito Gustavo Stupp ao final do desfile, realizado na Avenida Adib Chaib. Stupp desceu rapidamente do palanque e correu para fugir dos manifestantes. Homens da Guarda Civil Municipal utilizaram spray de pimenta para que o carro utilizado pelo chefe do Executivo não fosse cercado. O veículo saiu em disparada sob gritos de “Stupp covarde!”.

LEGENDAS:

1 – Mais de 500 estudantes da rede municipal de ensino participaram do desfile, na manhã de quinta

2 – Autoridades, como o prefeito Paulo Silva, secretários municipais e vereadores, participaram da cerimônia de hasteamento das bandeiras

Fotos: Silveira Jr.

Tagged: