Mogi Mirim terá novo acesso a Mogi Guaçu pelo bairro Santa Luzia

JORNAL O IMPACTO

A Prefeitura de Mogi Mirim anunciou que vai construir um novo acesso a Mogi Guaçu pela Rua Rômulo Posi, no bairro Santa Luzia, zona norte da cidade. A ligação será com a Avenida Vereador Antônio Carlos de Oliveira, a Rua do Curtume.

A obra em caráter emergencial foi anunciada na esteira dos acontecimentos envolvendo a interdição da ponte sobre o Rio Mogi Mirim da Rodovia Nagib Chaib pelo DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo) em dezembro passado e na iminência de uma piora no fluxo viária com a volta às aulas.

A ligação da Rômulo Posi com a Rua do Curtume é uma reivindicação antiga, mas que nunca saiu do papel. Desde a interdição da ponte da Rodovia Nagib Chaib, porém, a Prefeitura se viu obrigada a estudar alternativas para minimizar os transtornos no sistema viário. “Há males que vêm para o bem”, expressou o secretário municipal de Obras, Paulo Tristão, ao comentar o assunto. “Há muita conversa e pouco resultado, então nós partimos para o resultado”, acrescentou.

Segundo Tristão, a ligação de aproximadamente 300 metros pela Rômulo Posi é a opção mais fácil e mais ágil para um novo acesso a Mogi Guaçu. Ele explicou que será construída uma ponte sobre o Rio Mogi Mirim com estrutura pré-moldada. O trecho será devidamente iluminado, pavimentado e sinalizado. “Vai desafogar e muito o trânsito”, prevê.

A nova ligação será recomendada não só para motoristas com destino à zona norte de Mogi Mirim, já que o trecho vai desembocar na Avenida Pedro Botesi, mas também para aqueles que vão trafegar rumo ao Centro, pois oferece acesso às avenidas 22 de Outubro e da Saudade.

Tristão foi cauteloso quanto a prazos, mas estimou cerca de quatro meses para a entrega desta obra. O custo ainda não foi divulgado, mas os recursos serão provenientes de empréstimo do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), linha de crédito da Caixa Econômica Federal, já aprovado pela Câmara Municipal.

Enquanto isso, a Secretaria de Mobilidade Urbana deve intensificar a sinalização nos trechos que se tornaram críticos com a interdição da ponte da Nagib Chaib: as rotatórias da Praça Lyons e da Etec Pedro Ferreira Alves.

O secretário Jonas Alves de Araújo Filho, o Joninhas, revelou que um estudo da Pasta constatou um fluxo de 1,2 mil veículos por hora em horário de pico no trecho hoje utilizado em mão dupla como rota alternativa. São 20 veículos por minuto. “Isso deve aumentar até para 30 por minuto com a volta às aulas”, estimou.

Por isso, serão feitas intervenções na região. Vans de alunos da Etec terão estacionamento próprio demarcado e, além disso, pedestres não poderão cruzar a Nagib Chaib, na altura da esquina da Etec nos horários de pico. Eles serão orientados a dar a volta e utilizar a travessia elevada da Ariovaldo Silveira Franco.

Através de sinalização viária, os motoristas terão à disposição rotas alternativas. Como, por exemplo, utilizar a Avenida Jacareí ou o bairro do Tucura para acessar o Centro da cidade. Tudo com o objetivo de evitar as rotatórias da Praça Lyons e da Etec. “O motorista também vai se educando no dia a dia, vai vendo onde é melhor. O trânsito vai se regulando”, avaliou Joninhas.

Tagged: