Festival de Verão
Mogi Mirim sobe 50 posições em ranking estadual de turismo

Mogi Mirim registrou um expressivo avanço no mais recente ranqueamento dos Municípios de Interesse Turístico (MITs) do Estado de São Paulo, referente a 2024. O município, que ocupava a 95ª posição em 2021, subiu 50 colocações e agora figura na 45ª posição entre os 136 municípios avaliados.

O ranqueamento foi elaborado pelo Governo do Estado de São Paulo e encaminhado à Assembleia Legislativa (Alesp). A proposta considera o resultado dos estudos técnicos elaborados pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), conforme determina a Lei Complementar nº 1.261/2015, responsável pela classificação e revisão periódica dos municípios turísticos.

Com o novo ranqueamento, oito MITs foram promovidos à categoria de Estância, após atenderem integralmente aos critérios legais. Com isso, foi ampliado de 70 para 78 o número de Estâncias Turísticas paulistas. Em agosto, a Alesp aprovou a titulação de 70 novos MITs, elevando o total para 214.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Luiz Dalbo, enalteceu o resultado de Mogi Mirim. “Estamos fazendo a lição de casa, levantando dados, provando que os números turísticos têm sido cada vez maiores, principalmente o turismo cultural, então, é um grande ganho para a gente, até para quem sabe, um dia, Mogi Mirim se tornar uma Estância. Mas, para que isso aconteça e possamos ter recursos e investimento do estado, é necessário esse caminho. Temos muito o que fazer ainda, mas esse crescimento é muito bom para a gente”, destacou.

O atual presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Mogi Mirim), Sebastião Zoli Júnior, que também preside a Instância de Governança Regional da RT Trilhos e Trilhas da Baixa Mogiana (constituída por mais dez municípios além de Mogi Mirim), elogiou os trabalhos da Secretaria de Cultura e Turismo. Lembrou que o Município conta com o turismólogo Ed Alípio e com profissionais que contribuíram para o novo posicionamento no ranking.

Zoli também elogia, principalmente, os trabalhos dos conselheiros do Comtur, onde atua desde 2007, cuja participação tem peso significativo no ranqueamento, segundo relatou, podendo corresponder a quase 30% da pontuação total. O conselho é formado por um terço de representantes do setor público (12) e dois terços da sociedade civil (24), representando o trade turístico local.

“Apesar da incredulidade de muitos, acreditamos que por desconhecimento da área e do potencial de Mogi Mirim, esse avanço de 50 posições é um reconhecimento da qualidade de nosso trabalho e de que estamos no caminho certo. Também é um sinal de que a responsabilidade de todos aumenta”, afirmou.

Zolli participou recentemente da 10ª edição do Expo Fórum Visite São Paulo e se encontrou, na ocasião, com o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, que o parabenizou pelo trabalho desenvolvido pelo Município no segmento e pela expressiva classificação de Mogi Mirim no novo ranqueamento.

Tagged: