Festival de Verão
Mogi Mirim planeja substituir Copa Rural por Festival Esportivo em 2026

Por causa da desistência de equipes de futebol, em 2026, a Secretaria de Esporte e Lazer de Mogi Mirim não realizará a Copa Rural de Futebol, prevista para o início deste ano, e vai substituí-la pela realização de um Festival Esportivo Rural, como forma de manter a zona rural no calendário esportivo do município.

A Copa Rural estava programada para acontecer entre fevereiro e março e chegou a ser confirmada pela secretaria. No entanto, apenas duas equipes confirmaram participação, número insuficiente para viabilizar a competição, o que levou ao cancelamento do torneio neste ano.

Diante do cenário, o secretário Geraldo Bertanha, o Gebê, deverá reformular a programação esportiva voltada às comunidades rurais.

Inicialmente, a alternativa encontrada foi a criação de um evento concentrado em um único dia, reunindo diferentes modalidades esportivas e ampliando a participação dos moradores da zona rural.

O Festival Esportivo Rural deverá contar com disputas de futebol de campo, bocha e truco e uma parte cultural com música de viola. Segundo Gebê, a proposta “é manter a integração dos bairros da zona rural por meio do esporte, mesmo sem a realização da Copa Rural”.

A ideia é realizar o evento em um domingo, com data a ser oficialmente confirmada, mas a previsão é que aconteça após o Carnaval. O local previsto é o bairro Piteiras, às margens da Rodovia dos Agricultores, que liga Mogi Mirim a Artur Nogueira, por reunir campo de futebol, cancha de bocha e espaço adequado para a disputa do truco.

Gebê disse que o Festival ainda será organizado, mas inicialmente poderá ter, no futebol de campo, até oito equipes, com inscrição livre de atletas, desde que representem a zona rural do município. A disputa será em sistema eliminatório simples, com confrontos definidos por sorteio até a final, sendo obrigatória a inscrição antecipada junto à Sejel. Os detalhes serão divulgados.

Tagged: