Mogi Guaçu conquista nove medalhas de ouro na 2ª Paralimpíada do Estado de São Paulo
No último final de semana, terminavam as Paralimpíadas de Paris 2024. Já na capital paulista, Mogi Guaçu se destacava nos 2º Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (Paresp). Ao todo, a cidade conquistou 14 medalhas, sendo nove de ouro, duas de prata e três de bronze. A competição, que é dedicada exclusivamente a atletas com deficiência, aconteceu no sábado (7), no Centro Paralímpico de São Paulo.
O destaque da equipe guaçuana foi Letícia Fernandes, campeã pela categoria F64 das provas de arremesso (6,23m) e dos lançamentos de dardo (18,51m) e de disco (17,53). A paratleta Carolina Roncato também ganhou três medalhas de ouro nas disputas das mesmas modalidades, porém, pela categoria F64 com as marcas de 5,83m (peso), 11,83m (dardo) e 17,01m (disco).
Outros dois ouros foram conquistados por Rafaela Bartolomei (T53) nas provas dos 100 e 200 metros rasos. E a guaçuana Ana Julia Silva Tobias (T37/F37) trouxe para casa uma medalha de ouro nos 100 metros rasos e uma de prata no arremesso de peso.
Marcelo Chistofoletti, no salto em distância, garantiu a segunda medalha de prata para Mogi Guaçu. Já as medalhas de bronze vieram de Moises dos Reis nas provas de salto em distância e arremesso de peso e, com João Vitor Andrelino Camilo (F34), também no arremesso de peso com a marca de 3,87.
Paresp
O evento é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). “O Paresp não só celebra o talento esportivo, mas também é um passo importante para a inclusão e a construção de uma vida mais independente para esses jovens”, comentou o coordenador paralímpico e secretário-adjunto de Esporte e Lazer (SEL), Maycon Cleber Tomé.