Mirlene Picin é a atleta do ano na modalidade biathlon na neve
A mogimiriana Mirlene Picin foi reconhecida pela CBDN (Confederação Brasileira de Desportos na Neve) como a atleta do ano na temporada 2023/2024 no biathlon, disciplina olímpica de inverno. O anúncio foi feito ainda no final de maio, durante um evento anual, realizado em São Paulo, em que foram anunciados os destaques da temporada.
A confederação enalteceu os bons resultados conquistados por Mirlene durante a temporada, especialmente nas competições patrocinadas pela IBU (International Biathlon Union), que lhe permitiu concluir a temporada na liderança do ranking sul-americano na somatória geral de pontos. Para efeito de comparação, o Brasil fechou a temporada na 24ª posição do ranking da IBU Cup feminino, entre 35 nações que disputaram as provas.
Pesou ainda o fato de que Mirlene foi a pioneira na modalidade no país, sendo a primeira mulher a largar em um evento oficial de biathlon no ano de 2008, durante disputa ocorrida na Áustria. Desde então, a atleta se tornou presença obrigatória no circuito europeu, além de colecionar medalhas obtidas em campeonatos sul-americanos da modalidade, tornando-se a recordista entre todas as modalidades olímpicas de inverno e verão.
Consta ainda em seu currículo a escolha pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) no biênio 2010/2011 como a melhor atleta brasileira de neve do ano, entre homens e mulheres de todas as disciplinas de neve olímpicas. “Ter me tornado referência nos esportes de endurance e montanha, mesmo sendo originária de um país tropical e sem tradição neste tipo de competição, continua sendo um grande desafio. Um reconhecimento como este que acabo de receber aumenta ainda mais minha motivação”, disse Mirlene.
Mirlene Picin tem patrocínio de Cortag Brasil, Mauricio de Sousa Produções, Hospital 22 de Outubro, Syrius Medical Group, Marangoni Meiser, TM Racing Motos Brasil, Mediphacos e Visafran, além do apoio da Agência Theodoro Jr.