Ministério do Turismo renova certificação de reconhecimento a Mogi Mirim e ao Comtur
Mogi Mirim celebrou a renovação de dois importantes certificados concedidos pelo Ministério do Turismo, que reconhecem a cidade e o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) como integrantes do Mapa do Turismo Brasileiro. A validade da certificação vai até 15 de dezembro de 2026.
Desde 2017, com a reorganização do Turismo no Estado de São Paulo, Mogi Mirim integra a Região Turística Trilhos e Trilhas da Baixa Mogiana, nome criado e sugerido pelo próprio município e aprovado em Assembleia. A região é formada atualmente por 11 municípios: Artur Nogueira, Conchal, Cosmópolis, Cordeirópolis, Engenheiro Coelho, Estiva Gerbi, Itapira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Santo Antônio de Posse e Paulínia.
A liderança regional é exercida por Mogi Mirim, através do trabalho do presidente da Instância de Governança Regional (IGR), que também é presidente do Comtur local, Sebastião Zoli Júnior, o qual representa oficialmente todos os municípios da RT junto à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e ao Ministério do Turismo.
Desde então, é realizado um trabalho permanente de alimentação do Sismapa (Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro) pelo turismólogo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo Ed Alipio, que também é Interlocutor Municipal, juntamente com Zoli, com documentação comprobatória de ações e organização do setor. Os dados são avaliados pelas instâncias superiores e, atendendo a todos os critérios estabelecidos, os municípios recebem a certificação oficial.
O reconhecimento possibilita que Mogi Mirim receba emendas parlamentares destinadas ao setor turístico, além de permitir que empresários locais tenham acesso a linhas de financiamento específicas para o trade turístico, como o Fungetur (Ministério do Turismo) e o Creditur SP (Governo do Estado). Ambas as linhas contam com condições facilitadas, como juros menores, maior carência e prazos estendidos.



