Festival de Verão
Ministério da Saúde anuncia vacinação de adultos contra a dengue em janeiro de 2026

O Ministério da Saúde já definiu a estratégia de imunização contra a dengue que será feita com a nova vacina do Instituto Butantan, de São Paulo.

O anúncio foi feito pelo ministro Alexandre Padilha na terça-feira (9) e a previsão é que esse imunizante seja disponibilizado aos municípios até o fim de janeiro de 2026. Com produção 100% nacional, a vacina é em dose única, a primeira do mundo, e será ofertada exclusivamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Mogi Mirim, somente este ano, teve quase 12 mil casos de dengue este ano e 12 pessoas vieram a óbito por causa da doença. Ainda segundo o Ministério da Saúde, a prioridade para receber a vacina serão de adultos mais velhos e profissionais da Saúde.

A imunização começará por pessoas com 59 anos e vai se ampliando para os mais novos, a medida em que a produção for crescendo. Conforme a recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento de Imunização, as primeiras 1,3 milhão de doses, já fabricadas, serão destinadas aos profissionais da que atuam nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos municípios.

O secretário municipal de Saúde, Mauro Nunes Júnior, comemorou o anúncio e espera que a população mogimiriana não deixe de se proteger contra a dengue e outras doenças evitáveis com vacinas. “Essa vacina é um exemplo da enorme capacidade dos cientistas brasileiros e temos que honrá-los, tomando o imunizante”, finalizou.