Mais de 67 mil mogimirianos estão aptos a votar neste domingo
JORNAL O IMPACTO
Foto: Silveira Jr./Arquivo
Segundo dados do Cartório Eleitoral de Mogi Mirim, o município possui 67.284 eleitores aptos a votar neste domingo (6). Desse total, 52% são do sexo feminino, enquanto os homens são 48% do eleitorado local.
Quase 24 mil eleitores possuem ensino médio completo, o que representa 35% do eleitorado. Cerca de 12,7 mil possuem ensino superior completo (18,8%), enquanto outros 12,3 mil possuem ensino fundamental incompleto (18,3%).
O maior colégio eleitoral de Mogi Mirim é a Escola Estadual Monsenhor Nora, com 23 seções eleitorais. O município conta ainda com outros 21 locais de votação. São ao todo 213 seções eleitorais.
REDUÇÃO
A título de comparação, o número atual de eleitores em Mogi Mirim é 5,5% menor do que os 71.204 eleitores registrados em 2022 e 4,5% menor diante dos 70.434 eleitores de 2020, última eleição municipal.
Conforme apurou O IMPACTO, a introdução, a partir de 2019, do cadastro biométrico contribuiu, na avaliação da Justiça Eleitoral, para uma maior confiabilidade dos dados cadastrais. Naquele esforço, centenas de títulos acabaram sendo cancelados. A ocorrência, no entanto, da pandemia, a partir do início de 2020, impediu a continuidade do processo de cadastramento digital e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) optou por considerar todos os registros sob o imperativo de não prejudicar eleitores em situação regular que não fizeram o cadastramento, situação que vigorou até a eleição de 2022.
A partir daí, teve continuidade o processo de convocação de eleitores que não haviam realizado o cadastramento digital, resultando na criação de uma base de dados mais confiável e que determinou o cancelamento de centenas, talvez, milhares de títulos em diversas cidades, incluindo Mogi Mirim.