Festival de Verão
Itapira confirma mais um caso de raiva animal e alerta para vacinação de pets

A Secretaria de Saúde de Itapira, por meio do Serviço de Controle de Zoonoses, confirmou na sexta-feira (9), o terceiro caso de raiva animal registrado no município em 2025. O caso positivo foi identificado em um morcego não hematófago (que não se alimenta de sangue), encontrado morto no dia 12 de dezembro, na garagem de uma residência localizada no condomínio Recanto Itapirinha.

Segundo a Prefeitura, o animal foi recolhido corretamente e encaminhado para análise no Instituto Pasteur, que confirmou a presença do vírus da raiva. Mesmo não se alimentando de sangue, morcegos frugívoros ou insetívoros podem transmitir a doença de forma acidental, principalmente quando mordem para se defender ao serem atacados por cães, gatos ou pessoas.

Por esse motivo, a Zoonoses de Itapira reforça a importância da vacinação antirrábica de cães e gatos, uma vez que é comum que animais domésticos tentem caçar ou interagir com morcegos, inclusive aqueles encontrados no chão ou em locais de fácil acesso.

Conforme Nota Técnica do Ministério da Saúde, não é indicado o bloqueio vacinal em áreas de foco ou perifoco quando os casos de raiva envolvem morcegos. Esse tipo de medida é adotado apenas em situações com confirmação da doença em cães ou gatos. Ainda assim, o alerta à população é mantido para que os tutores mantenham seus animais domésticos com a vacinação em dia.

O médico veterinário do Serviço de Controle de Zoonoses, Rodrigo Bertini, orienta que morcegos encontrados mortos, caídos no chão ou expostos ao sol não devem ser manipulados pela população. “Nesses casos, o recolhimento deve ser feito exclusivamente pela equipe da Zoonoses, que realiza o encaminhamento correto para análise no Instituto Pasteur, evitando riscos à saúde”, explicou.

Em 2025, Itapira já registrou três ocorrências de raiva animal. Em janeiro, o caso envolveu uma novilha trazida de outro município, sendo classificado como caso importado. Em maio, um morcego frugívoro foi encontrado morto no bairro Santa Marta. O terceiro caso, agora confirmado, refere-se ao morcego não hematófago recolhido no condomínio Recanto da Itapirinha em dezembro.

A vacinação antirrábica de cães e gatos em Itapira é gratuita e realizada mediante agendamento. Os tutores devem entrar em contato pelo telefone (19) 3913-9391 ou pelo WhatsApp (19) 99723-1295, informar a quantidade de animais e agendar a aplicação na sede do Serviço de Controle de Zoonoses.

Tagged: