Incidentes com pipas na rede elétrica de Mogi Guaçu crescem 183%, diz Elektro

A prática de empinar pipas em locais inadequados está gerando problemas no fornecimento de energia elétrica em Mogi Guaçu segundo a Elektro. Entre janeiro e agosto deste ano, mais de 10 mil clientes da concessionária foram afetados por interrupções causadas por pipas enroscadas na rede elétrica ou em equipamentos da rede.
Foram registradas 17 ocorrências, o que representa um aumento de 183% em relação ao mesmo período de 2024. Os dados reforçam o alerta sobre os riscos da brincadeira em áreas urbanas, segundo a concessionária. Além de comprometer a qualidade do serviço, a prática pode provocar acidentes graves e até fatais. Em toda a área de concessão da Neoenergia Elektro, mais de 436 mil clientes já foram impactados em 2025 por problemas relacionados a pipas.
“Empinar pipas próximo à rede elétrica é extremamente perigoso. A linha pode enroscar em postes, transformadores e cabos energizados, provocando curtos-circuitos e colocando vidas em risco. A recomendação é que a brincadeira ocorra em locais abertos e afastados da fiação, como parques e campos de futebol”, alerta Guilherme Mafra, gerente de saúde e segurança da Neoenergia Elektro.
A concessionária reforça que pipas não devem ser empinadas em dias de chuva ou vento forte. Em caso de relâmpagos, a pipa deve ser recolhida imediatamente. E nunca, sob nenhuma circunstância, se deve tentar retirar uma pipa presa na rede elétrica.
Cerol: perigo invisível nas ruas
Outro risco associado à prática é o uso de cerol e linhas cortantes, que além de danificar os fios da rede, representam uma ameaça direta à segurança de motociclistas e pedestres. O uso dessas substâncias é proibido e pode causar acidentes graves.
Em caso de ocorrências com a rede elétrica, a população deve entrar em contato imediatamente com a Neoenergia Elektro pelo telefone 0800 701 01 02.