Inaugurada no Monsenhor Nora a nova sede do polo da Univesp em Mogi Mirim
A Prefeitura de Mogi Mirim inaugurou na noite de terça-feira (25) a nova sede do polo de Mogi Mirim da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). O espaço, que funcionava na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Humberto Brasi, no Jardim Paulista, agora está localizado nas dependências da Escola Estadual Monsenhor Nora, na região central. Além da nova sede, o polo conta também com dois modernos laboratórios, compostos de novos computadores e internet rápida instalada pela Administração Municipal.
Vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo, a Univesp é a primeira universidade pública virtual do Brasil, oferecendo cursos de graduação gratuitos e de qualidade. Foi fundada em 2012 e conta com 441 polos, em 382 municípios paulistas. Em Mogi Mirim, sob a gestão da Prefeitura de Mogi Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o polo iniciou as atividades em 2022.
Eram 40 alunos naquela ocasião. Hoje, são 220 alunos em atividade, cursando os nove cursos gratuitos oferecidos: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção). De 2022 para cá, já se formaram 28 alunos no polo mogimiriano, cada um no seu tempo.
Na escola estadual Monsenhor Nora, a Univesp ganhou uma estrutura moderna e capaz de atender todas as demandas existentes na rotina de um estudante de nível superior, com alta tecnologia e ambiente preparado pela Prefeitura de Mogi Mirim dentro do amplo projeto de modernização escolar.
Durante o ato de inauguração, o coordenador do polo, José Luís Garcia Moreno, lembrou de toda trajetória da Univesp e destacou o atual momento. “Temos uma parque tecnológico montado pela Prefeitura, suporte das secretarias de Educação e de Governo. Então, alunos, aproveitem o que a Prefeitura fez por nós”, disse, falando aos estudantes do polo, presentes no ato inaugural.
“São 220 alunos em atividade. Mostra o quanto estamos avançando”, enalteceu a vice-prefeita Maria Helena Scudeler de Barros. Para o prefeito Paulo Silva, levar o polo para dentro do Monsenhor Nora não foi por acaso. “Aqui é a escola pública mais importante de Mogi Mirim, dar a oportunidade dos alunos da qui acompanharem e demonstrarem interesse em fazer um curso superior público de qualidade em Mogi Mirim. É um espaço com capacidade para ter 400 alunos e vamos chegar às 400 vagas preenchidas”, reforçou.
A inauguração da nova sede do polo de Mogi Mirim da Univesp também contou com as presenças dos secretários de Tecnologia da Informação e de Finanças, Mauro Zeuri, e de Governo, Massao Hito; da dirigente regional de ensino, Edna Regina Gallano de Campos; da diretoria da escola Monsenhor Nora Renata Vulcani, do diretor da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Itapira, André Giraldi; e de servidores municipais e estaduais, estudantes do ensino médio, familiares e convidados.



