Festival de Verão
Idosa que ‘morava’ em ponto de ônibus em Mogi Mirim vai para Casa de Passagem

JORNAL O IMPACTO
Foto: O IMPACTO

A aposentada Joana D’Arc dos Santos, de 78 anos, que ‘morava’ em um ponto de ônibus na Rua Argentina, na Vila Dias, finalmente foi convencida pela equipe da Secretaria de Assistência Social a se recolher na Casa de Passagem, o antigo albergue municipal localizado no bairro do Mirante.

O caso de dona Joana estava sob análise do Ministério Público. Autoridades do município relataram que insistiram junto a idosa para que abandonasse a rua, mas sem sucesso. Ela chegou a enfrentar a onda de frio que derrubou temperaturas para um dígito na virada de maio para junho. A situação dela foi relatada por O IMPACTO na edição de 31 de maio.

A assistente social Ana Carolina Zavarize, gerente de proteção especial da secretaria municipal de Assistência Social, explica que o trabalho de acolhimento é resultado do trabalho realizado durante todo esse período através de abordagens semanais e articulação com a rede, construção de vínculo. “Ela [dona Joana] só veio porque concordou em receber ajuda”, ponderou. O próximo passo, segundo Ana Carolina, será o de cuidar para que ela seja encaminhada para uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

Ainda conforme colocou a servidora, a Assistência Social tem realizado semanalmente “busca ativa” para todas as pessoas que estão em situação de rua. Carolina explica que cada indivíduo responde de uma maneira. “É um processo que envolve o trabalho da equipe toda. Quando o indivíduo aceita, o serviço está lá para acolher e garantir todos os direitos, contribuindo inclusive para que ele saia da condição de pessoa em situação de rua”, reforçou.

Tagged: