Hemocentro da Unicamp promove coleta de sangue em Mogi Mirim no dia 30

O Hemocentro da Unicamp realizará uma coleta de sangue em Mogi Mirim no dia 30 de setembro, das 8h às 12h, na Faculdade Santa Lúcia. Como a ação acontece em uma terça-feira, os candidatos aptos à doação terão direito a atestado médico emitido pelo Hemocentro. Além da coleta, a equipe também pretende cadastrar possíveis doadores de medula óssea.

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal), pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, ter dormido de 6 a 8 horas na noite anterior e não ingerir bebidas alcoólicas ou alimentos gordurosos 24 horas antes. O doador deve tomar um café da manhã reforçado no dia da coleta e apresentar documento de identificação com foto.

Entre os impedimentos temporários estão resfriados, gripes, ferimentos recentes, dengue, complicações de saúde, procedimentos cirúrgicos ou odontológicos, exames como endoscopia e colonoscopia, tatuagens e piercings recentes, gravidez, pós-parto, amamentação, ingestão de álcool nas últimas 12 horas ou vacinas aplicadas em períodos próximos à doação. Já os impedimentos definitivos incluem hepatite após os 11 anos, doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue (como hepatites B e C, HIV, HTLV I e II e Doença de Chagas), doença de Parkinson e uso de drogas injetáveis.

Homens podem doar sangue a cada dois meses e mulheres a cada 90 dias, sendo fundamental respeitar esses intervalos. Mais informações sobre restrições estão disponíveis no site da Fundação Pró-Sangue (https://prosangue.sp.gov.br).

A doação é feita em ambiente limpo, seguro e acompanhado por equipe de enfermagem, com duração aproximada de 15 minutos. A Prefeitura de Mogi Mirim disponibilizará uma ambulância no local, e a campanha Vida por Vidas oferecerá café da manhã, almoço e água aos doadores. Cada bolsa coletada pode salvar até quatro vidas, sem causar qualquer prejuízo à saúde do voluntário.

A campanha Vida por Vidas, criada em 2005 pela Igreja Adventista do Sétimo Dia e premiada em 2006 pela Organização Mundial da Saúde, já reuniu mais de 300 mil doadores em oito países da América do Sul. Além de incentivar a doação, promove hábitos de vida saudáveis, como prática de exercícios, alimentação equilibrada, hidratação, contato com a natureza, exposição ao sol, sono de qualidade e moderação.

Mais informações sobre a campanha podem ser acessadas em www.vidaporvidas.com ou pelas redes sociais: Facebook (facebook.com/vidaporvidasmm) e Instagram (@vidaporvidasmogimirim).

Tagged: