Fatec e tratamento de esgoto foram marcos dos governos de Carlos Nelson em Mogi Mirim
FLÁVIO MAGALHÃES
JORNAL O IMPACTO
Os dois primeiros mandatos do ex-prefeito Carlos Nelson Bueno em Mogi Mirim, entre 2005 e 2012, foram marcados por um ritmo intenso na execução de obras pela cidade. Foram mais de 140 empreendimentos em oito anos, dos quais se destacam a Fatec (Faculdade de Tecnologia) e o sistema de tratamento de esgoto.
LEIA MAIS: Morre o ex-prefeito Carlos Nelson Bueno, aos 84 anos
Após o processo de industrialização iniciado durante os anos de governo Paulo Silva, o mandato de Carlos Nelson triplicou a arrecadação de Mogi Mirim e promoveu o desenvolvimento da cidade. O prestígio junto ao Governo do Estado de São Paulo, aliado ao apoio do deputado Barros Munhoz, se traduziu em benefícios para o município.
Um dos principais marcos desse período foi a inauguração da Fatec de Mogi Mirim. Implantada em 2007, a faculdade iniciou suas atividades na Etec Pedro Ferreira Alves. Em agosto de 2009, a Fatec mudou-se para a antiga sede da Febem, que recebeu adequações feitas pelo Governo do Estado. O novo campus foi inaugurado em março de 2010, pelo então governador José Serra, com dois blocos para salas de aula e laboratórios.
No dia da inauguração do novo campus em Mogi Mirim, Serra elogiou outra grande obra no município: o tratamento de esgoto. “O Carlos Nelson mencionou algo muito importante, que é fruto, em grande medida também, da ousadia dele. Que aqui tem uma empresa municipal de água e esgoto [Saae]. O que é que ele fez? Ele pegou a Sabesp [Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo] e pegou a OHL, que é espanhola se eu não me engano, como sócias para fazer uma expansão da rede. É um prefeito de visão. Manteve a companhia municipal e ao mesmo tempo está trazendo aporte de capital com empresas que são de excelência”, disse.
Foi a primeira vez que uma empresa privada se tornou sócia da Sabesp em uma concessão, dando origem à Sesamm (Serviços de Saneamento de Mogi Mirim). Ainda no governo de Carlos Nelson foram executados o novo emissário até a estação de tratamento, o coletor de esgotos Bela Vista, o interceptor de esgotos da Zona Norte e os interceptores do Lavapés.
LEGADO
Carlos Nelson também investiu no sistema de abastecimento de água. Construiu a segunda adutora de água bruta, ampliou o reservatório da Praça Catarino Marangoni e construiu os reservatórios do Jardim Paulista, Residencial do Bosque e Parque Real, triplicando a capacidade de reservamento de água.
Entre as obras viárias, se destacam a duplicação da Rodovia Nagib Chaib, o trevo da Avenida Adib Chaib com a SP-147, a remodelação da Avenida Santo Antônio, a ponte e ampliação da Rua Campo Grande, a duplicação da Avenida Juscelino Kubitschek, dentre outras.
Também se destacam a construção de 433 apartamentos pela CDHU no Linda Chaib, o fechamento do Mercadão Municipal para posterior inauguração da Brinquedoteca, instalação de uma unidade da Rede Lucy Montoro e a vinda do data center do Itaú.
Foto: Reprodução