Ex-comandante do batalhão da PM, Catossi assume a Segurança em Mogi Mirim

O coronel reformado da Polícia Militar Antônio Roberto Catossi Júnior assumiu na quinta-feira (10) o comando da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Mogi Mirim, com um discurso que mescla firmeza, experiência e a promessa de um novo ciclo para a Guarda Civil Municipal (GCM) e o Bombeiro Municipal.
“Será uma gestão pautada pela qualidade, pelo respeito aos direitos humanos e pelo policiamento comunitário. São esses os critérios que vamos aplicar aqui”, afirmou Catossi, em entrevista ao Portal da Cidade Mogi Mirim. Ele substitui Dirceu Paulino, que comandava a secretaria interinamente desde abril, e será o primeiro militar a comandar a pasta em mais de uma década, desde Getúlio Macedo, policial militar reformado responsável pela Segurança Pública no segundo mandato do ex-prefeito Carlos Nelson Bueno.
Catossi chega ao posto após comandar o 26º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), com sede em Mogi Guaçu, onde atuava desde 2022, cobrindo oito cidades da região, incluindo Mogi Mirim. “Não trago o militarismo para cá. Trago minha experiência de gestor de pessoas e de estruturas administrativas. A estrutura militar ficou para trás com a minha aposentadoria, publicada agora, no dia 8 de julho”, frisou.

Natural de Ribeirão Preto e morador de Mogi Guaçu desde 2017, Catossi ingressou na Polícia Militar em 1992, pela Academia do Barro Branco. É mestre em Ciências Policiais, bacharel em Direito e tem formação em inteligência policial e tiro defensivo na preservação da vida. Sua trajetória é marcada pela valorização do trabalho em equipe e do policial como agente de direitos.
A nomeação ocorre em meio ao processo de reconstrução da própria GCM, em uma crise que resultou na queda do ex-secretário Luiz Carlos Pinto, e um cenário de incertezas vivido pelos bombeiros municipais, com a possibilidade de instalação de um posto do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar na cidade.
Ele reconheceu que chega em um momento sensível. “Assumo o lugar do Dirceu, que fez um excelente trabalho de pacificação do ambiente. Pretendemos dar continuidade, com um comando de muito respeito, muita democracia. A GCM e os bombeiros municipais são estruturas comprometidas com a segurança e com o atendimento ao público. Queremos fortalecê-las ainda mais”, garantiu.
O prefeito Paulo Silva esteve na sede da Secretaria de Segurança Pública para dar posse ao novo secretário. Ele agradeceu ao trabalho realizado por Dirceu nesses dois meses e que serviu para preparar a pasta para a chegada do novo titular, e desejou sucesso a Catossi.