Escola Dona Sinhazinha celebra seus 65 anos com a comunidade escolar
A Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Dona Sinhazinha realizou na quinta-feira (27) um evento para celebrar seus 65 anos de história, com um espetáculo que transformou a escola em um palco histórico. Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental recontaram, em cenas e músicas, a trajetória de Guilhermina Januário dos Santos, a Dona Sinhazinha, uma das figuras mais marcantes da educação de Mogi Mirim.
Da infância no século 19 à formação como professora em São Paulo, as turmas reviveram cada fase da história da educadora: sua volta a Mogi Mirim, o trabalho no Colégio Americano, a criação do primeiro Grupo Escolar da cidade e a parceria com amigos e religiosos na fundação do Colégio Imaculada Conceição.
As apresentações também lembraram sua atuação ao lado das primeiras freiras espanholas que chegaram ao município e o período final de sua vida, marcado por amizade, memória e reconhecimento. Ao final, a unidade escolar realizou o descerramento da placa comemorativa de 65 anos e homenageou alunos, famílias, professores, diretores e funcionários que fizeram, e ainda fazem, parte dessa história. A comemoração terminou com a Bandinha do Sinhá, reunindo todas as crianças com instrumentos confeccionados por elas mesmas, em parceria com o ICA.



