Em dois anos, PSC da Santa Casa faz mais de 160 mil atendimentos

Nesta segunda-feira (25), completa-se dois anos da reabertura do Pronto-Socorro Central (PSC) da Santa Casa, considerado marco importante para a saúde da cidade, especialmente no atendimento de urgência e emergência 24 horas. Desde então, segundo dados divulgados pela gestão Paulo Silva (MDB), foram realizados mais de 160 mil atendimentos, além de mais de 112 mil exames laboratoriais. Atualmente, calcula-se que quase 300 pacientes passam diariamente pelo PSC.

A reabertura do Pronto-Socorro Central foi uma promessa de campanha do prefeito Paulo Silva, nas eleições de 2020. Médico, ele considerava insuficiente que a cidade contasse apenas com uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) localizada na zona leste. “O sucesso do PSC junto à população mogimiriana mostra que estávamos certos ao reabrir esse importante centro de atendimento médico”, afirmou. Ele destacou ainda que, nesses dois anos, foram realizadas mais de 3,2 mil cirurgias de emergência pelo SUS, e que o PSC já é referência regional.

O administrador da Santa Casa, Daniel de Carvalho Frugoli, confirma que, além do PSC, o hospital se destaca em unidades como a UTI neonatal e adulta, neurologia e hemodiálise.

Daniel também explicou que o PSC e outros setores do hospital, incluindo salas de mamografia, ultrassom, raio-x, tomografia e a recepção do pronto-socorro, estão recebendo cuidados especiais, como pintura e manutenção. O secretário de Saúde, Mauro Nunes Júnior, ressaltou que a reabertura do PSC foi uma das decisões mais acertadas da atual administração municipal, e que os números refletem a eficiência do serviço. “A rapidez do atendimento nos casos de urgência e emergência faz toda a diferença. Ter o pronto-socorro no mesmo local do centro cirúrgico demonstra responsabilidade e gestão voltada para o cuidado com a população”, elogiou.

Nos dois anos de funcionamento, ainda segundo números da Prefeitura, o PSC registrou 8,2 mil curativos, 55,3 mil raios-x, 5,9 mil tomografias computadorizadas, 1,2 mil ultrassons, 7,3 mil eletrocardiogramas, 158 mil aferições de pressão arterial e 19,4 mil testes de glicemia, entre outros serviços.

Tagged: