Em 2025, Elektro registrou 4 queimadas que atingiram a rede elétrica de Mogi Mirim

O estado de São Paulo enfrenta um período de clima extremamente seco, o que aumenta significativamente o risco de focos de incêndios em áreas urbanas e rurais. Essas ocorrêcias não afetam apenas o meio ambiente, mas impactam diretamente no fornecimento de energia elétrica.
Levantamento realizado pela Neoenergia Elektro mostra que, entre janeiro e agosto de 2025, diversos municípios paulistas registraram variações expressivas nas ocorrências relacionadas a queimadas e seus efeitos na rede elétrica.
Em Mogi Mirim, somente neste ano, foram registradas quatro queimadas que atingiram a rede elétrica, interrompendo o fornecimento de energia para 2.754 clientes. O dado representa um aumento de 100% nas ocorrências em comparação com o mesmo período de 2024.
Diante desse cenário, as recomendações da concessionária são não realizar queimadas próximas à rede elétrica, não soltar balões — prática ilegal e perigosa —, não descartar pontas de cigarro ou fósforos acesos em áreas de vegetação seca e certificar-se de apagar completamente qualquer material inflamável antes do descarte.
A empresa também orienta que, em caso de incêndio, o Corpo de Bombeiros seja acionado de imediato e que as pessoas evitem se aproximar do local. A concessionária segue monitorando as condições climáticas e atuando preventivamente para minimizar os riscos. Em caso de emergência ou para mais informações, os clientes podem entrar em contato pelo 0800 701 01 02.