Dia do Trabalhador deve movimentar 3,9 milhões de veículos nas rodovias paulistas

O feriado prolongado do Dia do Trabalhador deverá ter tráfego intenso nas rodovias concedidas do estado de São Paulo, conforme projeções da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). A expectativa é de que aproximadamente 3,9 milhões de veículos circulem pelas estradas que conectam a capital, o interior e o litoral.

No Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), a concessionária Ecovias Imigrantes estima que entre 198 mil e 305 mil veículos sigam em direção à Baixada Santista entre a meia-noite desta quarta-feira (30) e a meia-noite de segunda-feira (5). O fluxo no sentido Capital deve ser maior no sábado (2), das 10h às 22h. Para facilitar o tráfego, será ativada a Operação Subida (2×8), disponibilizando as pistas Norte e Sul da Imigrantes e a pista Norte da Anchieta para a subida, enquanto a descida ocorrerá pela pista Sul da Anchieta.

O Sistema Anhanguera-Bandeirantes deverá receber 1,1 milhão de veículos, com picos de saída esperados na quarta-feira (30) das 16h às 20h, e na quinta-feira (1º) das 09h às 13h. O retorno do feriado tende a ser mais intenso no domingo (4), das 15h às 22h.

Na região, a Renovias organiza uma ação especial. A operação tem início às 14h desta quarta-feira (30) e segue até às 23h59 do domingo (4). Neste período, as equipes de operações estarão reforçadas e todas as viaturas posicionadas em locais estratégicos para atender qualquer emergência, 24 horas, no trecho administrado pela concessionária.

A concessionária espera que mais de 639 mil veículos passem por sua malha viária. Os horários de maior movimentação estão previstos para quarta-feira, entre 16h e 20h e quinta-feira, das 8h às 13h, no sentido Norte (interior). No retorno, o sentido Sul (capital) deve registrar o maior fluxo de veículos no domingo, no horário de 16h e 20h.

“A Renovias intensifica as operações de segurança, com equipes distribuídas em toda a malha viária e mensagens orientativas em nossos painéis eletrônicos. Pedimos para que os motoristas façam a manutenção de seus veículos, antecipadamente, e dirijam com cuidado. Nosso objetivo é garantir a segurança de clientes e colaboradores”, destacou Alberto Correia Junior, Gerente de Operações da Renovias.