Coopermogi lança campanha para ampliar recolhimento de garrafas vazias
			JORNAL O IMPACTO
A direção da Coopermogi, cooperativa responsável pelo recolhimento e processamento de material reciclável, lançou recentemente uma campanha voltada a bares e restaurantes para facilitar o recolhimento de garrafas vazias, na esteira da repercussão dos casos de contaminação de bebidas alcoólicas por metanol.
Segundo o presidente da cooperativa, Ronaldo Antônio Borsarini, a preocupação com o destino correto das garrafas já era tratada como prioridade antes mesmo da divulgação dos casos de adulteração de bebidas que resultaram em pelo menos 15 mortes confirmadas em três estados, principalmente São Paulo, que registrou o maior número de ocorrências: nove.
Borsarini explicou que a maioria das garrafas possui baixo ou nenhum valor comercial, embora algumas variedades sejam mais procuradas por pessoas que as utilizam para o envase de condimentos à base de pimenta. O material recolhido é separado e encaminhado a empresas especializadas nesse tipo de descarte.
A estratégia para ampliar o volume de garrafas recolhidas depende da parceria com bares e restaurantes. De acordo com o presidente, o apoio desses estabelecimentos pode elevar em até 30% o volume atualmente processado pela cooperativa.
A Coopermogi apresentou, inclusive, a proposta à Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm), com o objetivo de contar com os canais de comunicação da entidade para divulgar a ação. Um dos primeiros empresários a aderir à iniciativa foi Florentino Gonçalves, o Tina, proprietário do Bar do Tina. “Nossa intenção é fazer esse movimento crescer, investindo em educação ambiental e aumentando a produtividade dos nossos cooperados”, afirmou.


