Contra a dengue, Mogi Mirim terá operação com ‘fumacê’ na zona Norte

Entre terça (25) e quinta-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, vai realizar uma nebulização veicular para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, na zona Norte da cidade. Esta é a primeira ação do tipo este ano.

A operação vai abranger, nos três dias, os bairros do Inocoop, Jardim Paulista, Jardim Scomparim, Jardim Primavera 2 e Jardim Silvânia. O inseticida já foi liberado pela Secretaria de Estado da Saúde, o que viabilizou mais essa ação contra o mosquito transmissor da dengue.

A zona Norte foi escolhida por ser a região com maior incidência de pessoas contaminadas com a doença. Para nebulizar as ruas desses bairros, a Vigilância utilizará uma picape com equipamento de nebulização acoplado, capaz de criar uma espécie de neblina. Esse “fumacê” é capaz de eliminar o mosquito alado (adulto), bastando que o inseto entre em contato com o produto.

A operação vai começar às 18h nos três dias. De acordo com a gerente da Vigilância em Saúde, Vivian Delalibera Custódio, a qual a Vigilância Ambiental é subordinada, em caso de chuva, a operação será imediatamente suspensa naquela data, sendo remarcada para outro dia. Ela também pede às pessoas que, durante a nebulização do veneno, fiquem dentro de casa e evitem sair à rua.

Outra recomendação importante é que crianças, idosos e pessoas com asma ou bronquite, devam ficar em um cômodo fechado por 30 minutos após a aplicação do inseticida. Vivian pede também que portas, janelas e cortinas fiquem abertas, assim como os portões das garagens para que o produto possa agir.

“Peço ainda que as pessoas cubram todos os alimentos e filtros de água, assim como guardem pratos, copos, talheres, panelas e panos de pratos que estiverem expostos”, pontuou. Por último, a gerente orienta as pessoas a cobrir gaiolas e aquários, retirar bebedouros e vasilha de alimentos dos pets.

Tagged: